Sistema de medição individualizada de água garante cobrança mais justa

Solução colabora com a economia financeira do condomínio e com a redução do consumo de água

Redação AECweb / e-Construmarket
Sancionada pelo governo federal em julho de 2016, a Lei 13.312 obriga a instalação de medidores individuais de água em todos os empreendimentos que serão entregues a partir de 2021. Além de tornar a cobrança mais justa, a adoção da solução pode gerar economia no consumo de até 40%, segundo dados do Centro Brasileiro da Construção Sustentável (CBCS).
“Há alguns anos as construtoras já se anteciparam ao decreto e estão projetando seus edifícios com as instalações adequadas à implantação da medição individualizada”, revela o engenheiro Marco Aurélio Toledo Arruda, diretor da Metragen Medição Individual de Água e Gás, empresa que desenvolve o projeto e faz a instalação.
medidor-indivivudal-de-agua
O mercado oferece diferentes modelos de medidores, cada um com propriedades específicas e que se adaptam aos mais variados cenários (njmucc/ Shutterstock.com)
A presença dos medidores individuais de água deve ser pensada ainda na fase de projeto da edificação, pois são necessárias diferentes alterações em relação à arquitetura e engenharia. “É preciso, por exemplo, prever a existência de shaft ou cavalete acessível e com dimensões apropriadas à instalação e manutenção do sistema”, diz Arruda. O planejamento prévio evita improvisações ou, até mesmo, o surgimento de problemas que impossibilitem a instalação. O projeto deve considerar fatores como a demanda de consumo das unidades habitacionais, pressão na rede e perdas de carga. E, ainda, características do modelo quanto à classe metrológica e vazão dos medidores.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan