Saúde, bem-estar e produtividade: as iniciativas internacionais para escritórios inovadores

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Olhos lacrimejados, sensação de cansaço, dor de cabeça, absenteísmo e desânimo são apenas alguns dos efeitos que podem ser ocasionados pelas características dos projetos e materiais escolhidos para constituir ambientes de escritório.
Nesse sentido, um número cada vez maior de empresas tem criado seus próprios requisitos para garantir um padrão de saúde, bem-estar e qualidade dos seus escritórios, a fim de aumentar a retenção, o conforto e a produtividade de seus colaboradores.
Samsung, Google, Apple, Facebook, Loreal e Goldman Sachs são apenas alguns dos exemplos de empresas que criaram diretrizes para garantir espaços inovadores, onde os colaboradores estão em primeiro lugar. Dentre os conceitos aplicados, destacam-se a biofilia, a restrição de componentes químicos e a qualidade lumínica, térmica, acústica e do ar.
Me fale quem tu és que eu direi se te especifico
Alinhado aos conceitos de transparência e da certificação Cradle to Cradle adotada como referência para a análise de toxicidade de materiais pelo LEED v4, a Google desenvolveu uma metodologia própria para a análise de todos os produtos que são utilizados em seus escritórios. O intuito primeiro do projeto é conhecer os materiais e, portanto, seu potencial de impacto positivo ou negativo na qualidade dos ambientes internos.
Para realizar tal trabalho, a maior companhia de tecnologia do mundo criou uma ferramenta de comunicação que trabalha de forma confidencial, onde os fabricantes podem inserir estudos, declarações, laudos laboratoriais e a composição de seus produtos para fazer parte, assim, de um banco de dados internacional de fornecedores da Google. Nenhuma informação fornecida é publicada e o fabricante escolhe o nível de profundidade dos dados que irá disponibilizar.
Esta iniciativa está balizada na preocupação em garantir um ambiente salubre e livre de substâncias químicas prejudiciais à saúde humana e do meio ambiente, bem como em criar um mecanismo fácil e padronizado de receber dos fabricantes as características técnicas e químicas dos produtos.
Pode-se dizer que este programa é o estado da arte das empresas privadas na busca pelo conhecimento sobre os materiais utilizados em seus escritórios.

Fonte e artigo completo: http://blog.gbcbrasil.org.br/?p=1484

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