A arquitetura deve ser ensinada na escola? A experiência de "Arquitectura para niños" na Espanha

  • Por   
  • Traduzido por Gabriel Pedrotti

    A arquitetura deve ser ensinada na escola? A experiência de "Arquitectura para niños" na Espanha, Segunda sessão de curso 'Iniciação à arquitetura', projeto de Arquitectura para niños. Imagem Cortesia de Taller Abierto
    Segunda sessão de curso 'Iniciação à arquitetura', projeto de Arquitectura para niños. Imagem Cortesia de Taller Abierto
    Durante 2015, os alunos do quarto ano de educação primária do Colégio Ceip Praza de Barcelos na Galícia, Espanha, tiveram a oportunidade de receber dentro do horário escolar o curso de iniciação à arquitetura que fazia parte do projeto local Arquitectura para niños.
    “Na atual sociedade de conhecimento, a criança deve aprender a aprender, saber localizar e filtrar a informação de conteúdos significativos para elaborar conteúdos próprios", explicam Ana Barreiro, Marta Guirado e África Martínez, líderes da equipe do projeto. 
    Sessão 1: O refugio. Comportamento animal e humano. Imagem Cortesia de Taller Abierto
    Sessão 1: O refugio. Comportamento animal e humano. Imagem Cortesia de Taller Abierto
    O êxito do projeto se deve também aos alunos, professores e pais que têm sido muito receptivos a esta ideia inovadora e lutam agora para estender o projeto didático. Através de uma experiência plástica, é permitido que as crianças realizem uma reflexão sobre conteúdos arquitetônicos e aprender ao mesmo tempo sobre Ciências da Natureza, Geografia, Matemática, Educação Artística e Inglês.
    O Projeto foi selecionado na terceira convocatória de projetos escolares EducaBarrié 2014-2015 e foi através do apoio da Fundação Barrié que foi possível implantar este novo modelo de educação em um colégio público da Galícia.
    O programa se desenvolve sob uma metodologia ativa onde as crianças aprendem desenvolvendo atividades orientadas a aprofundar conteúdos específicos. Dentro dos sete módulos, as crianças exploram as características dos materiais, fazem uma reflexão sobre o espaço e descobrem o território onde vivem.
    Assim, de maneira lúdica e com uma aprendizagem por descobrimento as crianças formam um pensamento crítico e se convertem em agentes responsáveis de seu entorno.

    0 comentários:

     
    IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
    Edited by Allan