Sala de cinema particular

Você gostaria de ter uma sala de cinema em casa para assistir filmes sem se preocupar em perder o início da sessão? Para tornar esse sonho em realidade, o primeiro passo é ter a acústica correta. O engenheiro Davi Akkerman, vice-presidente de atividades técnicas da ProAcústica explica: “o bom isolamento acústico deve envolver o tratamento de piso, teto e parede”.
Natália Botelho e Leo Moraes, arquitetos do Simples Arquitetura, concordam que o projeto acústico é essencial. Consideram mais importante até do que a compra de equipamentos sonoros. “Se o local não estiver preparado para recebê-los, não permitirá o bom desempenho dos produtos”, explicam.
Proporções acústicas
Para ter uma sala de cinema residencial – principalmente em apartamento, onde há proximidade com vizinhos –, o isolamento deve ser eficiente. Não pode incomodar, nem receber sons do exterior.
A geometria da sala e a relação entre largura, comprimento e altura devem estar adequadas para que a distribuição dos sons alcance todo o ambiente. “O tempo de reverberação sonora entre 250 e 2000Hz deve estar enquadrado nos valores mínimos recomendados por normas”, explica Akkerman.
Dimensões iguais – formando quadrados na planta ou cortes – geram dificuldades. Por isso, é importante trabalhar o projeto de arquitetura e de interiores junto com o acústico. “Além de ter o conhecimento das propriedades acústicas dos materiais especificados, o arquiteto deve criar uma identidade e um conceito para o ambiente. É complexo, porque o espaço precisará ser funcional e ter design”, frisam Botelho e Moraes.
Fonte e informativo completo: http://blogaecweb.com.br/blog/cinema-particular/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan