Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta vencem o Pritzker 2017

Arquitetos catalães valorizam a Arquitetura produzida localmente em um mundo globalizado


Pela primeira vez em sua história, o Prêmio Pritzker foi dividido em 2017 entre três arquitetos, os catalães Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta.  

Os três arquitetos, todos nascidos na pequena cidade de Olot, são sócios do RCR Arquitectes desde 1988 e se formaram em Arquitetura pela ETSAV (Escola Tècnica Superior d’Arquitectura del Vallès) no ano anterior.  

Segundo o júri, essa relação profissional de quase três décadas tem demonstrado “um comprometimento inflexível com o lugar e suas narrativas”, buscando criar espaços que estejam em discurso com seus respectivos contextos. Ao “harmonizar a materialidade com a transparência, Aranda, Pigem e Vilalta procuram conexões entre o exterior e o interior”, resultando em uma arquitetura “emocionante e experiencial.”

A valorização da Arquitetura produzida localmente em um mundo globalizado – foi fundamental para a escolha dos laureados. “Cada vez mais pessoas temem que, por causa da influência internacional”, diz a citação do júri, “perderemos nossos valores locais, nossa arte local e nossos costumes locais.” O júri acredita que os vencedores “nos ajudam a ver, de uma forma mais bela e poética, que a resposta à questão não é ‘ou isso ou aquilo’ e que podemos, pelo menos na arquitetura, buscar ambos; nossas raízes firmes no local e nossos braços estendidos para o resto do mundo.”

Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta (Foto: Lorenzo Domínguez)

Entre os projetos mais notáveis do trio estão La Cuisine Art Center (Nègrepelisse, França, 2014), Soulages Museum em colaboração com G. Trégouët (Rodez, França, 2014), La Lira Theater Public Open Space em colaboração com J. Puigcorbé (Ripoll, Girona, Espanha, 2011), restaurante Les Cols (Olot, Girona, Espanha, 2011), El Petit Comte Kindergarten em colaboração com J. Puigcorbé (Besalú, Girona, Espanha, 2010), Bell-Lloc Winery (Palamós, Girona, Espanha,  2007), Biblioteca e Senior Citizen´s Center  Joan Oliver e Cándida Pérez Gardens (Barcelona, Espanha, 2007) e Tossol-Basil Athletics Track (Olot, Girona, Espanha, 2000).

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan