Casa Arca - Desde o fim até o começo

Construída em apenas quatro meses e com conceito invertido, que começou pela instalação da cobertura, a residência Arca foi projetada com a premissa de se integrar totalmente ao entorno. Seu nome foi dado pelos moradores da região, que relacionaram sua forma a de um navio. 
“Gosto muito de um arquiteto caribenho que sempre fala que, na arquitetura tropical, primeiro se faz o teto, depois se constrói embaixo. Por isso, a cobertura curvada e que se autossustenta foi instalada antes”, explica Marko Brajovic, responsável pelo projeto arquitetônico. “Eu também tinha uma vontade muito grande de juntar uma alta tecnologia em contraste visual com a natureza, com tensão muito sinergética em nível estrutural. Uma harmonia dinâmica e orgânica”, completa o arquiteto.

Programa flexível

A casa Arca conta com uma cozinha, um banheiro, um quarto e uma área aberta para convívio, que pode funcionar tanto como sala quanto como espaço para encontros. O mobiliário desses ambientes é funcional: as camas podem se transformar em sofás e os quartos em salas de produção.
O arquiteto conta que a residência foi idealizada para ocupar um espaço de seu grande terreno – localizado na área da mata secundária (antiga plantação de banana) e com uma cachoeira no entorno, a 10 km da cidade histórica de Paraty (RJ) – e servir de sede para reuniões e workshops do byNature, grupo que trata questões relacionadas à biomimética como estratégia de projeto.

Estrutura voltada à natureza

A não intervenção na topografia do terreno e o efeito de baixo impacto serviram de ponto de partida. “A gente olha para a arquitetura como um espaço de experiência, leve, efêmero... E começa a pensar qual é esta tipologia de arquitetura que melhor se relaciona ao meio ambiente natural, que melhor seleciona nossas exigências. Por isso, o primeiro conceito da Arca foi fazer uma tipologia vertical e não horizontal da casa, porque quando pensamos na mata atlântica, temos essa visão da paisagem vertical e potente da natureza”, explica Brajovic.
O projeto de baixo custo implantou primeiramente os dois pilotis, que servem de base às duas grandes vigas laterais. Depois, a grande estrutura curva da cobertura, feita em aço galvalume, foi parafusada e instalada em apenas sete dias. Ela permite possíveis montagens, desmontagens e múltiplos usos do programa.

Arca - Desde o fim até o começo
A estrutura curva de aço galvalume da cobertura é pré-fabricada Foto: Divulgação Atelier Marko Brajovic

Fonte e artigo completo: http://www.galeriadaarquitetura.com.br/projeto/atelier-marko-brajovic_/arca/2741
 





0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan