Arquiteto brasileiro estuda formas de aproveitar os espaços "vazios" em comunidades urbanas

Pesquisa de Eduardo Pizarro venceu o LafargeHolcim Forum Student Poster Competition em 2016

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
Declarado como Embaixador no Brasil do LafargeHolcim Awards, Eduardo Pizarro, doutorando pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), ganhou o primeiro prêmio do LafargeHolcim Forum Student Poster Competition em 2016 com uma pesquisa que utiliza espaços vazios na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, para a construção de áreas mais sustentáveis.
O levantamento considera, principalmente, dois locais: os becos e vielas e as lajes. “[As lajes] podem ser conectadas em si, receberem coberturas retráteis e adaptáveis que permitam seus diferentes usos, serem pintadas com cores claras para ajudar no conforto térmico dos ambientes internos abaixo dela, servirem como espaço para cultivo de legumes e vegetais com reuso de água de chuva. São múltiplas as possibilidades de intervenção, de forma articulada, em diferentes escalas”, explica Pizarro.
Para os becos e vielas, o arquiteto defende a criação de espaços públicos que atraiam as pessoas, com "a presença de aberturas (janelas, portas, bancas e vitrines), espaços para sentar e se recostar (bancos, degraus, arcadas, muretas), diferentes níveis, pontos focais e hierarquia espacial". Veja mais sobre o projeto em entrevista abaixo.
Eduardo Pimentel Pizarro comenta o impacto que o prêmio LafargeHolcim trouxe para sua pesquisa. “Após a premiação, a pesquisa e seus resultados foram amplamente divulgados por meio de publicações, entrevistas, passei a receber e-mails de estudantes interessados em conhecer mais e contribuir. De fato, a pesquisa rompeu os muros da Academia e chegou às pessoas, fomentando sua discussão e aplicação”, disse.

As inscrições para o prêmio desta edição vão até a próxima terça-feira (21) e deverão ser feitas em inglês clicando aqui. O prêmio procura reconhecer inovações com alto potencial para proporcionar soluções na qualidade de vida na urbanização.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan