Conferência com Hugo Segawa abre seminário sobre arquitetura na Amazônia

Por Elini Oliveira e Bianca Zanella

Teve início na manhã desta segunda-feira (13), no Câmpus da UFT em Palmas, o II Seminário de Arquitetura Moderna na Amazônia (II Sama). Realizado pelas coordenações dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp), o evento integrado tem como intuito reunir pesquisadores, estudantes e professores para discutir a preservação do patrimônio arquitetônico moderno na Amazônia Brasileira.
Cerimônia de abertura II SAMA (Foto: Elini Oliveira/Dicom)Cerimônia de abertura II SAMA (Foto: Elini Oliveira/Dicom)
A conferência de abertura, realizada no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), foi proferida pelo professor Hugo Segawa, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). Ele fez um relato histórico sobre a arquitetura moderna expressa em prédios construídos em cidades amazônicas e sobre os traços das construções e suas diversas influências. Para Segawa, a arquitetura moderna é um tema significativo na região que abrange a Amazônia Legal ainda a ser explorado como tema de pesquisa. Daí a relevância do II Sama para a inserção dos estudantes de Arquitetura no processo de discussão e reflexão sobre a arquitetura local. "Iniciativas como esta podem ser o início para que os estudantes se inspirem na produção de pesquisas nesta região", comentou.


Conferencista Hugo Segawa (USP) (Foto: Elini Oliveira/Dicom)Conferencista Hugo Segawa (USP) (Foto: Elini Oliveira/Dicom)

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan