Você sabe o que é uma Certificação Green Building e quais as mais utilizadas no Brasil?

arquiteto_sustentavel_certificacao_green_building

Você sabia que pode certificar uma construção como Green Building, independente do seu uso, e que essa certificação podem vir a valorizar o imóvel e o índice de locação ser superior às de imóveis convencionais?
Neste post, traço um panorama geral de certificações green building (construção verde) no Brasil, citando os principais instituições e seus instrumentos de validações.

Conhecendo Green Building


Com o grande crescimento em todo mundo do 
green building, algumas organizações têm desenvolvido normas, códigos e sistemas de classificação, que permitem que os governos, as construtoras e empresas envolvidas nas construções, profissionais  e os clientes compreendam melhor um green building.
Essas normas são conjuntos de regras que estabelecem requisitos mínimos para elementos de construção verde, tais como materiais, sistemas construtivos, equipamentos, etc.
Em alguns casos, essas normas são escritas para os governos locais poderem adotá-las como instrumentos para o incentivo a construção verde, como o objetivo de reduzir o impacto ambiental local dos edifícios.
Sistemas de classificação de construção verde, ajudam os profissionais envolvidos no projeto e construção e consumidores a determinar o nível de desempenho ambiental desejado de uma estrutura.
A classificação varia de acordo com o número de recursos sustentáveis realizados na obra, como por exemplo:
  • localização e manutenção do canteiro de obras;
  • conservação de água;
  • conservação de energia;
  • materiais de construção;
  • conforto e saúde dos ocupantes.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan