Novas tecnologias aplicadas à segurança do trabalho nos canteiros de obra

Mauricio Bernardes

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, em todo o mundo, acontecem mais de 60 mil acidentes fatais por ano nos canteiros de obra, o que torna a indústria da construção civil uma das mais perigosas para se trabalhar, sendo ela a responsável por mais de 20% de todas as mortes ocorridas no trabalho em 2014. Neste cenário, além do aprimoramento contínuo das legislações e fiscalizações promovidas pelo poder público, a conscientização dos trabalhadores é peça chave para tornar os canteiros mais seguros.
Neste sentido, merece destaque a recente aplicação de tecnologias de ponta para treinamento, engajamento e acompanhamento dos novos profissionais da área, que sob forte influência do cotidiano cada vez mais digital, apresentam perfil de aprendizado sensivelmente diferente daqueles que entraram no mercado de trabalho da construção nas décadas anteriores.
Um exemplo disto pode ser observado no trabalho dos pesquisadores alemães da Ruhr-Universität Bochum (RUB), que desenvolveram uma plataforma de treinamento utilizando "realidade virtual" para sensibilizar os operários da construção civil em relação aos aspectos de segurança do trabalho nos canteiros de obra. Utilizando Modelagem da Informação da Construção, do inglês - Building Information Model - BIM, conseguem simular, em ambientes virtuais de obra, situações de risco aos operários que são equipados com óculos de "realidade virtual" e um dispositivo de controle para interagir com a plataforma de treinamento.
Vale ressaltar que o processo de "gamificação" do treinamento (o uso de elementos do ambiente de jogos em atividades não relacionadas ao entretenimento), influencia e estimula o engajamento das pessoas, além de facilitar o processo de aprendizagem ao torná-lo mais lúdico e dinâmico. No processo, depois que o operário passa pelos desafios em ambiente virtual, ele é incentivado a contribuir com sugestões para tornar o canteiro mais seguro.
Esta plataforma permite que os operários aprendam, além de lidar com situações de risco, a se familiarizar com o ambiente de trabalho no qual exercerão as suas atividades antes mesmo de sua entrada no canteiro de obras. Além disto, quando há uma modelagem em BIM é possível identificar previamente situações de risco que deverão ser controladas pelas equipes de projeto, planejamento e gestão.
Uso de BIM para identificação de situações de risco aos trabalhadores e ações para mitigá-lo no projeto, planejamento e gestão da obra

Fonte e artigo completo: http://blogs.pini.com.br/posts/tecnologia-sustentabilidade/novas-tecnologias-aplicadas-a-seguranca-do-trabalho-nos-canteiros-de-377208-1.aspx

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan