Plano de redução de consumo energético

O Ministério de Minas e Energia (MME) pretende colocar para consulta pública, nos próximos dias, o Plano Nacional de Eficiência Energética (PNEF). Segundo o diretor de Departamento de Desenvolvimento Energético do MME, Hamilton Moss, o PNEF foi assinado pelo ministro Márcio Zimmerman no final da tarde de ontem (1).
De acordo com Hamilton Moss, que participou nesta quinta de um seminário sobre energia renováveis na Binev, em São Paulo, o PNEF prevê uma economia de energia de 106 TWh (terawatts-hora) nas próximas duas décadas - montante equivalente ao consumo energético residencial de um ano inteiro no país.
O programa de caráter orientativo estabelece metas para conservação de energia em diversos setores de consumo, que chegam a 10% em 2030. Sem entrar em detalhes, Moss disse que para cada setor foi proposta uma linha de ação que o governo considera prioritária para economizar energia. Também estão contempladas no PNEF a criação de linhas de financiamento para projetos de eficiência energética e a expansão do programa Procel, de etiquetagem de eficiência energética para edificações.
Segundo o diretor de Departamento de Desenvolvimento Energético, o MME não pode garantir o lançamento do programa ainda este ano. "O que temos são diretrizes gerais que vão pra consulta pública pelo período de 20 dias. Mas ainda falta detalhar o plano de trabalho e como isso será operacionalizado", concluiu.
Fonte:

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan