Site Concursos de Projetos

Os concursos de projeto de arquitetura e urbanismo se apresentam como um terreno fértil para reflexões e estudos os mais diversos, que incluem desde questões relativas à prática profissional, às questões pedagógicas, à prática projetual ou à análise crítica sobre o projeto.
Independente da concretização dos seus produtos (ou seja, a execução dos projetos e a materialização das idéias propostas), os concursos apresentam um rico e atrativo repertório de informações, como objetos em potencial para o exercício crítico e reflexivo sobre as disciplinas e os problemas que abordam.
Esse potencial, no entanto, ainda não foi devidamente explorado, talvez pela ausência de uma política de catalogação dos documentos relacionados a esses eventos (bases, atas de juri, projetos, exposições, críticas…) ou pela falta de reconhecimento e de validação da produção intelectual em torno dos concursos como matéria de interesse social e de relevância arquitetônica e urbanística.
Por outro lado, tem-se observado nos últimos anos um crescente interesse sobre os concursos como objetos de estudo em potencial, a julgar pelo número relevante de pesquisas, teses e publicações voltadas ao tema ou referenciadas no mesmo.
O portal CONCURSOSDEPROJETO.ORG é uma iniciativa sem fins lucrativos que tem como objetivo reunir e socializar (sem pretensão de catalogação) notícias, projetos, ensaios, artigos, referências, procedimentos, regulamentações e links diversos, relacionados aos concursos de projeto como instrumentos de promoção da qualidade na arquitetura pública.

Fabiano Sobreira
editor responsável


Visite o site http://concursosdeprojeto.org/



0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan