CAU – Eleições no Tocantins

   DSC00121      
                                                                                                                                                                Por iniciativa do IAB/TO foi realizada na noite de ontem, dia 04 de agosto, no auditório do CREA-TO, uma reunião com os arquitetos e urbanistas do estado do Tocantins com o intuito de esclarecer e dirimir dúvidas sobre a eleição para o CAU, que ocorrerá na data de 26 de outubro de 2011.
Na ocasião estiveram presentes profissionais de todos os segmentos da categoria, como profissionais liberais, servidores públicos estaduais e municipais, professores universitários, representantes de entidades de classe que, após uma breve explanação do presidente do IAB/TO, Arq. Gilmar Scaravonatti,sobre o CAU e a primeira eleição,expuseram seu pensamento daquilo que julgam conveniente neste momento histórico e muito importante para a profissão, ficando muito claro que é necessário a colaboração e o envolvimento de todos para a construção de um CAU da grandeza que queremos e que  sempre almejamos.

DSC00142
O CAU terá a obrigação de, "orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo, zelar pela fiel observância dos princípios da ética e disciplina da categoria em todo o território nacional, bem como pugnar pelo aperfeiçoamento do exercício da arquitetura e urbanismo"
As eleições para o “CAU fundador desta nova era para a nossa profissão” precisam ser um divisor de águas entre as velhas práticas e comportamentos tão criticados por gerações de arquitetos e urbanistas - e que ocorrem até hoje no sistema CREA/CONFEA- e o futuro com que sonhamos há décadas: um conselho profissional autônomo, não cartorial, transparente, que defenda os interesses da profissão e dos arquitetos e urbanistas, mas sem se distanciar dos interesses mais gerais da sociedade brasileira.
Embora a eleição seja em outubro, pelo calendário eleitoral já agora em agosto (29) encerram-se as inscrições para as candidaturas. Por proposição do IAB/TO foi discutido com os participantes a necessidade de se buscar, nesta primeira eleição, uma chapa de consenso entre os diversos segmentos da categoria e representantes das cidades com maior número de profissionais, visando à união e fortalecimento da categoria para a difícil tarefa de implantação do CAU em nosso estado. A proposição foi aceita pelos participantes e ficou acordado que todos iriam consultar suas bases e trazer nomes para discussão e composição da chapa na reunião agendada para o próximo dia 18 de agosto, às 19h00 no auditório do CREA-TO.

 DSC00131 DSC00117

Para esta primeira eleição para o CAU/TO e CAU/BR, serão eleitos em nosso estado:
07(sete) Conselheiros Titulares e seus respcetivos suplentes para o CAU/TO;
01(um) Conselheiro Titular e seu respectivo suplente para o CAU/BR.

O CAU terá o tamanho e a grandeza do que formos capazes de construir. A omissão ou o desinteresse não cabem. O nosso desafio é honrar o sonho e a obstinação de gerações que nos antecederam e preparar as bases para um exercício profissional que atenda aos anseios de todos os arquitetos e urbanistas.

DSC00128 DSC00134 DSC00133
DSC00139 DSC00147 DSC00149
DSC00152 DSC00153 DSC00165

Todos pela construção do CAU, o nosso novo Conselho Profissional.
Colega arquiteto e urbanista do Tocantins, compareça ao auditório do CREA-TO no próximo dia 18. A hora é agora !

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan