Sobral/CE - Centro sem poluição visual

O município de Sobral/CE vai limpar toda a área do centro histórico. A fiação aérea será substituída pela fiação subterrânea. A licitação já foi realizada. Sobral/CE também retirou placas que interferiam nos prédios tombados.
Daniela Nogueira
Sobral
Sobral/CE continua com o trabalho de preservação do patrimônio do município. De acordo com a Secretaria da Cultura e Turismo, a fiação aérea do centro histórico será substituída pela fiação subterrânea. E isso inclui todo tipo de fiação – elétrica ou telefônica. Segundo o secretário, Campelo Costa*, a obra é cara. O serviço deve custar cerca de R$ 2 milhões.
Ele analisa que o excesso de fiação visível provoca um distúrbio enorme na aparência do patrimônio. “É uma interferência muito grande. Vamos trabalhar com novas parcerias, restabelecer uma nova limpeza para que as pessoas tenham outra leitura da cidade ao deparar com os edifícios de importância histórica”, analisa.
O trecho que ganhará a fiação subterrânea inclui pontos turísticos e bem conhecidos do município, como o Boulevard do Arco, a avenida Dom José, a Praça São João e arredores, a Coluna da Hora, as ruas do Largo do Rosário passando pela Praça de Cuba e chegando até a igreja matriz. A licitação para o serviço já foi feita, mas uma das empresas concorrentes entrou com recurso e espera-se agora o fim do processo.
Além disso, em Sobral, foram retiradas todas as placas, equipamentos de alumínio e outros tipos de sinalização que escondiam as fachadas ou prejudicavam, de alguma forma, a visão ao edifício que é tombado, provocando interferência. De acordo com a Secretaria da Cultura e Turismo, não houve conflito, por mais que tenha havido resistência por parte de alguns proprietários.
Conforme o secretário, tudo foi resolvido com diálogo. “As pessoas resistem a qualquer tipo de mudança. Mas estabelecemos diálogo, de forma tranquila”, conta Campelo Costa. Ele cita que foram custeadas pela Secretaria a repintura e a reinstalação dos toldos dos estabelecimentos comerciais, além dos reparos nas fachadas. “Isso caracterizou um período de uma relação muito cordial com os comerciantes”, avalia.
Campelo destaca que, com isso, quem ganha é a cidade. Ele acrescenta que o objetivo inicial não é atrair o turista, mas preservar o ambiente cultural da região. “A primeira questão está relacionada com a qualidade da cidade. A primeira conquista é essa. Não podemos perder de vista as questões que a gente defende, como integridade, limpeza, paisagem urbana. A poluição visual não é benéfica. Esses são os objetivos. A cidade fica mais bonita, mais limpa, mais atraente”, conclui ele.


ENTENDA A NOTÍCIA
Sobral/CE está localizado a 250 km de Fortaleza. A BR-222 é a via de acesso. Faz limite com Acaraú, Alcântaras, Canindé, Cariré, Coreaú, Forquilha, Groaíras, Irauçuba, Massapê, Meruoca, Miraíma, Mucambo, S.Quitéria, Santana do Acaraú.

DSC03723
* Campelo Costa é ex-presidente do IAB/CE, ex-presidente nacional do IAB e conselheiro vitalício da entidade.

Fonte: http://www.iabce.org.br/?view=topic&page=330

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan