Divulgados os agraciados com o Prêmio Memória da Arquitetura

Foto : Fábio Dutra

Memória

Petrobras será contemplada pela concessão de patrocínios de obras de restauro

A edição deste ano do Prêmio Memória da Arquitetura já tem definidos os seus agraciados. Na categoria pessoa física, o escolhido foi o professor Luiz Henrique Torres por seu trabalho no exercício do magistério, na publicação de artigos e pela redação de diversos livros, sempre enfocando a história e realçando o patrimônio cultural do Município. Na categoria instituição, entidade ou firma, a contemplada foi a Petrobras S.A pela concessão de patrocínios de obras de restauro, como a da Igreja da Conceição, e de livros como o dos 250 anos da Catedral de São Pedro.

O arquiteto Oscar Décio Carneiro, do Núcleo Cidade do Rio Grande do Instituto de Arquitetos do Brasil, observa que "com suas ações, os agraciados fortalecem a autoestima dos rio-grandinos, contribuem para a difusão da cultura e promovem a educação patrimonial da população do Rio Grande. Os contemplados já foram informados da escolha e concordaram em receber o troféu e o certificado de outorga. A escolha foi realizada pela Comissão de Premiação que, em sessão fechada, realizada em junho, na Câmara de Comércio, estudou a lista de indicados ao Prêmio pelos sócios do Núcleo Cidade do Rio Grande do IAB e pelos membros da própria comissão.

Para essa escolha, a comissão esteve formada pela professora Leda Maria Castro Dias, da Associação Pró-Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Rio Grande (Aphac), pelo engenheiro Carlos Augusto dos Santos Silva, da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do Rio Grande (Searg), pelo professor Luís Henrique Drevnovics, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, pelo arquiteto Oscar Décio Carneiro, do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, e pela arquiteta Adriana Viebrantz Braga, representante do Núcleo do IAB.

O Prêmio Memória da Arquitetura foi criado pelo Núcleo Cidade do Rio Grande do IAB, com o intuito de distinguir pessoas e instituições que tenham realizações em benefício da divulgação e ou da proteção, preservação, restauração e revitalização do patrimônio edificado do Rio Grande. A intenção é que seus exemplos promovam a educação patrimonial em geral e sirvam de estímulo e de emulação para outras iniciativas semelhantes, conforme Oscar Carneiro.

A solenidade de entrega do Prêmio acontece sempre no Dia do Patrimônio Histórico - 17 de agosto -, que este ano será em uma quarta-feira. Nesta edição, ocorrerá a partir das 19h, no Museu Náutico (Armazém 4 do Porto Velho).

Programação

A solenidade terá início com uma visita ao Museu e com uma exposição do "Projeto Guias Mirins", desenvolvido com alunos de escolas municipais. Durante a cerimônia, também serão nominados os proprietários ou responsáveis por cinco prédios restaurados ou mantidos íntegros, os quais serão homenageados com um troféu artístico "por serem exemplos para os cidadãos do Rio Grande". Posteriormente, será justificada a outorga do Prêmio e entregues os troféus e certificados aos agraciados de 2011. O evento será encerrado com um coquetel. 

Por Carmem Ziebell
carmem@jornalagora.com.br

Fonte: http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=3&n=15592

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan