Ministério da Cultura aprova projeto de restauro do edifício do IAB/SP

Tombado pelo Iphan, projeto assinado por Rino Levi e mais sete arquitetos sofrerá intervenções na fachada e instalações


Mauricio Lima

 

IAB_SP

Edifício na Vila Buarque foi inaugurado em 1947

O Ministério da Cultura aprovou o projeto de restauro da sede do departamento paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SP), de autoria dos arquitetos Rino Levi, Jacob Ruchti, Galiano Ciampaglia, Helio Duarte, Zenon Lotufo, Abelardo de Souza, Roberto Cerqueira Cezar e Miguel Forte Neto, inaugurado em 1947. O projeto é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
O projeto de restauro já havia sido aprovado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e pelo Iphan. De acordo com o arquiteto Rafael Schimidt, coordenador do grupo de restauro, o prédio nunca passou por um processo de revitalização completo. "Há necessidade de restaurar, por exemplo, a fachada, além de impermeabilizar algumas áreas do edifício", diz.

O edifício é tombado em cinco pontos: fachadas, volumetria, áreas comuns, obras de arte e bens incorporados. Segundo o arquiteto, o restauro irá contemplar todos esses fatores. Além disso, o prédio deverá ganhar também um novo sistema de elétrica e hidráulica. "O restauro da marquise deverá ser a primeira intervenção, pois é emergencial", disse Schimidt.
Juntamente com o restauro das partes tombadas, haverá uma readequação do espaço físico do edifício. O elevador será reformado e passará a atender todos os andares. Já o auditório do subsolo será refeito. O primeiro pavimento ganhará uma grande sala de exposições, enquanto o mezanino terá uma biblioteca do IAB e trabalhos de arquitetos.
O processo de aprovação para as obras de restauro durou aproximadamente quatro anos. Agora, o IAB/SP busca captar recursos com o benefício da Lei Rouanet de incentivo à cultura para dar início às obras. Segundo o arquiteto, o instituto já conta com um plano de orçamento para as intervenções e com parceiros que irão ajudar na reforma do edifício.

Fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/ministerio-da-cultura-aprova-projeto-de-restauro-do-edificio-do-227162-1.asp

1 comentários:

Manzano on 23 de agosto de 2011 às 00:30 disse...

Olá amigos! O Zenon que aparece no final da lista é o Zenon Lotufo, não por acaso, meu querido avô... Viva o CAU!!! Eduardo Manzano.

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan