Professor da Poli-USP afirma que construção civil brasileira usa tecnologia de cem anos atrás

De acordo com Vanderley John, a maioria do que o setor produz ainda está baseada em sistemas ultrapassados


Mauricio Lima

SBCS_11

A indústria da construção civil brasileira ainda utiliza tecnologias antigas e ainda não inova. Essa é a opinião de Vanderley M. John, professor de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e membro da coordenação das Engenharias da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). "O grosso do que nós produzimos ainda está baseado em uma tecnologia de cem anos atrás. Houve inovações, mas a base dos materiais não mudou. Vamos precisar de coisas radicalmente inovadoras", afirmou o engenheiro durante o primeiro dia do 4º Simpósio Brasileiro da Construção Sustentável (SBCS 11), realizado ontem (4) pelo Conselho Brasileiro da Construção Sustentável (CBCS), em São Paulo.

De acordo com o engenheiro, o setor da construção no país foi criado a partir da importação de tecnologias e segue dessa mesma forma até hoje. John defendeu que o investimento do governo em pesquisas de inovação deveria ser maior, mas ele ressalta que muitos engenheiros não estão mais trabalhando em inovações tecnológicas porque o setor está tão aquecido que os profissionais não podem largar a obra.

O professor da Poli-USP afirma que no Brasil o carro-chefe para a busca por inovação é a questão econômica. "A maioria do que aparece de inovação é para baixar o preço das obras. Temos que pensar em um jeito de mudar esse cenário". Para ele, essa mudança também deve passar por questões ambientais e sociais.

Outro problema que preocupa o engenheiro é o fato de que as escolas brasileiras ensinam como construir sempre os mesmos prédios em todos os lugares, sem diferenças para cada região, sejam elas climáticas ou urbanas. "Nós formamos engenheiros não para imaginar como serão feitos os prédios do futuro, mas sim para como fazer direito os prédios do presente", finaliza.

 

Fonte:

http://www.piniweb.com.br/construcao/tecnologia-materiais/professor-da-poli-usp-afirma-que-construcao-civil-brasileira-nao-inova-226421-1.asp

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan