Primeira usina solar comercial do Brasil

 

taua

A usina conta com 4.680 painéis, distribuídos por seus 12 mil metros quadrados. | Imagem: Divulgação MPX

A empresa EBX, do magnata Eike Batista, inaugurou nesta quinta-feira (4) a primeira usina solar do Brasil a produzir energia em escala comercial. A construção está instalada na cidade de Tauá, no Ceará, e tem capacidade para produzir um megawatt.

A MPX Tauá, como é conhecida a usina, irá fornecer energia suficiente para abastecer 1,5 mil famílias, mas o intuito da empresa é que esse potencial aumente mais de três vezes, em breve. A expansão já foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além disso, a  expectativa é de que a usina gere nove mil empregos diretos.

A usina conta com 4.680 painéis, distribuídos por seus 12 mil metros quadrados. O local para a construção foi escolhido por suas condições meteorológicas favoráveis e também pelo incentivo dado pelo governo cearense, que criou o Fundo de Incentivo à Energia Solar.

Para adquirir os custos totais da construção, R$ 10 milhões de reais, a empresa contou também com um apoio financeiro do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID).

Para a produção de energia a empresa utiliza painéis solares fabricados pela empresa japonesa Kyocera, que transformam a energia do sol em eletricidade, que posteriormente é encaminhada à distribuidora de energia Coelce, do Ceará. Com informações do G1.

Redação CicloVivo

Fonte: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/3070

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan