Coordenador do LabEEE e reitor da Universidade Federal de Santa Catarina recebem estatueta em homenagem realizada pela PINI
Da Redação
Professor Roberto Lamberts recebe prêmio em nome do LabEEE
Criado há 15 anos, o Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE), da Universidade Federal de Santa Catarina, tornou-se referência nacional quando se trata de pesquisas sobre uso racional de energia. Desenvolve um trabalho pioneiro com o intuito de reduzir o consumo nas edificações, melhorar o desempenho térmico, viabilizar fontes de energia renovável e incentivar o uso racional da água. São hoje 50 pesquisadores de diversas áreas, entre professores, alunos de pós-graduação e de graduação em programa de iniciação científica.
Um dos projetos mais importantes desenvolvidos pelo LabEEE foi a etiquetagem de eficiência energética em edificações. A iniciativa é fruto do Programa Brasileiro de Etiquetagem, coordenado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e pela Eletrobras (Centrais Elétricas Brasileiras), e visa classificar os imóveis de acordo com seu nível de eficiência energética, oferecendo um elemento a mais para balizar a decisão de compra do consumidor final.
Editora de diversas revistas, livros e conteúdos digitais para os profissionais da indústria da construção civil, a PINI realiza, desde 2005, uma homenagem ao que denomina "Iniciativa Setorial de Destaque" (veja histórico abaixo). Anualmente, procura identificar iniciativas, em todo o Brasil, que têm como objetivo desenvolver e qualificar a indústria da construção civil nacional.
Em 2011, a iniciativa escolhida pela direção e equipe editorial da PINI foi o trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Eficiência Energética em Edificações da Universidade Federal de Santa Catarina. "Ao chamar a atenção dos profissionais para o LabEEE, a PINI pretende aumentar o interesse dos profissionais em relação às iniciativas em prol da eficiência energética em edificações no Brasil", afirma Eric Cozza, diretor de Redação da PINI.
A entrega da estatueta foi realizada pelo presidente da PINI, Ademir Pautasso Nunes, no dia 13 de outubro na reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, com a presença do reitor da UFSC, Alvaro Toubes Prata, do coordenador do LabEEE, Roberto Lamberts, e do diretor de redação da PINI, Eric Cozza. "Ficamos muito honrados com esse reconhecimento", afirmou o professor Lamberts durante a cerimônia. Em novembro de 2011, será publicada uma reportagem especial sobre o LabEEE na edição especial da revista Construção Mercado sobre o Prêmio PINI 2011.
Confira as entidades e ações contempladas pela homenagem desde 2005
2011
Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE) da Universidade Federal de Santa Catarina;
2010
Conselho Brasileiro da Construção Sustentável (CBCS);
2009
Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação (Norie) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
2008
Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo;
2007
Mestrado Profissional do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT);
2006
Escola SENAI "Orlando Laveiro Ferraiuolo" (São Paulo);
2005
Comitê de Tecnologia e Qualidade do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP).
0 comentários:
Postar um comentário