Laboratório de Eficiência Energética em Edificações da UFSC recebe Prêmio Iniciativa Setorial de Destaque 2011

Coordenador do LabEEE e reitor da Universidade Federal de Santa Catarina recebem estatueta em homenagem realizada pela PINI


Da Redação

Roberto Lamberts

Professor Roberto Lamberts recebe prêmio em nome do LabEEE

Criado há 15 anos, o Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE), da Universidade Federal de Santa Catarina, tornou-se referência nacional quando se trata de pesquisas sobre uso racional de energia. Desenvolve um trabalho pioneiro com o intuito de reduzir o consumo nas edificações, melhorar o desempenho térmico, viabilizar fontes de energia renovável e incentivar o uso racional da água. São hoje 50 pesquisadores de diversas áreas, entre professores, alunos de pós-graduação e de graduação em programa de iniciação científica.

Um dos projetos mais importantes desenvolvidos pelo LabEEE foi a etiquetagem de eficiência energética em edificações. A iniciativa é fruto do Programa Brasileiro de Etiquetagem, coordenado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e pela Eletrobras (Centrais Elétricas Brasileiras), e visa classificar os imóveis de acordo com seu nível de eficiência energética, oferecendo um elemento a mais para balizar a decisão de compra do consumidor final.

Editora de diversas revistas, livros e conteúdos digitais para os profissionais da indústria da construção civil, a PINI realiza, desde 2005, uma homenagem ao que denomina "Iniciativa Setorial de Destaque" (veja histórico abaixo). Anualmente, procura identificar iniciativas, em todo o Brasil, que têm como objetivo desenvolver e qualificar a indústria da construção civil nacional.

Em 2011, a iniciativa escolhida pela direção e equipe editorial da PINI foi o trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Eficiência Energética em Edificações da Universidade Federal de Santa Catarina. "Ao chamar a atenção dos profissionais para o LabEEE, a PINI pretende aumentar o interesse dos profissionais em relação às iniciativas em prol da eficiência energética em edificações no Brasil", afirma Eric Cozza, diretor de Redação da PINI.

A entrega da estatueta foi realizada pelo presidente da PINI, Ademir Pautasso Nunes, no dia 13 de outubro na reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, com a presença do reitor da UFSC, Alvaro Toubes Prata, do coordenador do LabEEE, Roberto Lamberts, e do diretor de redação da PINI, Eric Cozza. "Ficamos muito honrados com esse reconhecimento", afirmou o professor Lamberts durante a cerimônia. Em novembro de 2011, será publicada uma reportagem especial sobre o LabEEE na edição especial da revista Construção Mercado sobre o Prêmio PINI 2011.

Confira as entidades e ações contempladas pela homenagem desde 2005

2011
Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE) da Universidade Federal de Santa Catarina;

2010
Conselho Brasileiro da Construção Sustentável (CBCS);

2009
Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação (Norie) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul;

2008
Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo;

2007
Mestrado Profissional do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT);

2006
Escola SENAI "Orlando Laveiro Ferraiuolo" (São Paulo);

2005
Comitê de Tecnologia e Qualidade do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP).

Fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/tecnologia-materiais/laboratorio-de-eficiencia-energetica-em-edificacoes-da-ufsc-recebe-premio-239196-1.asp

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan