Rio de Janeiro investe na construção de museus sustentáveis

O Rio de Janeiro está investindo em sustentabilidade em seus centros culturais. Os primeiros locais a serem beneficiados por este ideal são o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Museu do Amanhã, ambos construídos dentro dos padrões da certificação LEED.

 

Ambos os museus são dos escritórios de arquitetura dos brasileiros Elizabeth Diller e Ricardo Scofidio e do espanhol Santiago Calatrava. Por estarem em processo de certificação LEED, os projetos foram apresentados como cases na 2ª conferência Greenbuilding Expo Brasil.

projeto-diller-2

Museu da Imagem e do Som (MIS) l Foto: Divulgação/Diller Scofidio Renfro

O prédio do MIS está em construção pela segunda vez. A primeira sede foi demolida, de forma eficiente e agora o terreno dará lugar à nova unidade na Avenida Atlântica. Pelo menos 99,81% dos materiais resultantes da demolição serão reaproveitados ou reciclados. Atualmente, a construção está na fase de fundação e estrutura. Nesta estapa, os resíduos são separados e encaminhados a recicladoras e alguns são encaminhados ao aterro.

A água de rebaixamento do lençol também recebe tratamento para que não seja descartada na rede pública carregando areia ou obstruindo as tubulações. A previsão é que as obras terminem no primeiro semestre de 2013.

Já a construção do Museu do Amanhã está sendo feita na região portuária do Rio de Janeiro. O plano prevê a utilização de recursos naturais do local, como o uso da água da Baía de Guanabara na climatização do interior do museu, além do aproveitamento de energia solar.

Calatrava_RJ

Museu do Amanhã, do arquiteto Santiago Calatrava | Fotos: Divulgação/Calatrava

Na parte superior do prédio haverá estruturas metálicas que vão gerar sombreamento em toda a cobertura do museu. No entanto, sua principal função será servir de base para a inserção de placas fotovoltaicas. A estrutura terá movimentos programados para seguir o sol, o que aumentará a eficiência dos painéis solares.

Com informações da Revista Época.

Fonte: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/3474/rio_de_janeiro_investe_na_construcao_de_museus_sustentaveis/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan