LF vence concurso para o Parque da Tamarineira, em Recife

Projeto prevê a criação de uma estrutura interligada a partir do portão principal de entrada até uma pequena mata no final do terreno de 10,5 ha


Mauricio Lima

Tamarineira Área de intervenção do concurso

O escritório recifense LF Empreendimentos e Projetos Arquitetônicos foi anunciado, no último sábado (1), vencedor do Concurso Público Nacional de Ideias para elaboração do estudo preliminar de concepção urbanística, arquitetônica e paisagística para o Parque Público Municipal da Tamarineira, realizado pela Prefeitura de Recife e pelo departamento pernambucano do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-PE).
O objetivo da seleção foi eleger um projeto que englobasse novos usos para o espaço. Para isso, de acordo com Celso Sales, representante do escritório, a ideia foi "criar um projeto que quebrasse o folclore que existia sobre o hospital psiquiátrico (que existia no local). Algumas pessoas não queriam nem passar perto de lá".
"Criamos uma estrutura interligada, do portão principal de entrada até uma pequena mata que fica no final (do parque). O edifício principal vai abrigar a administração, museus e um centro de convivência. Sugerimos também a revitalização do canal do Jacarezinho e, na entrada, procuramos colocar um espaço com jardins formando labirintos, em alusão à história do lugar, uma vez que os labirintos sempre foram relacionados ao estudo da mente humana", disse Sales.
Com 10,5 ha, o novo parque deverá ser construído até o final de 2012, mas com investimento ainda não definido.
Segundo a prefeitura, os 22 trabalhos participantes ficarão expostos para visitação pública até o dia 16 de outubro, na Galeria Janete Costa, em Recife.

 

Fonte:

http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/lf-vence-concurso-para-o-parque-da-tamarineira-em-recife-238538-1.asp

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan