Poluição Visual ajuda a degradar a qualidade de vida

Durante o Seminário Poluição Visual e Paisagem Urbana - Menos Lei, Mais consenso”, realizado no último dia 03, em Porto Alegre, um dos assuntos mais debatidos foi a influência negativa da poluição visual na qualidade de vida dos habitantes de uma cidade.

Paisagem Urbana_POA Foto: Francielle Caetano/PMPA


Como exemplo de iniciativa pública para combater este efeito, foi citado o caso da cidade de São Paulo, que por força de uma lei altamente restritiva – de iniciativa do prefeito Gilberto Kassab – teve retirada grande parte dos anúncios das ruas. Essa medida deu oportunidade às pessoas de apreciarem a arquitetura na paisagem urbana, recebendo muitos elogios, inclusive de artistas estrangeiros, como a cantora Katy Perry, que, na semana passada, postou via Twitter a seguinte mensagem: “São Paulo, uma cidade IMENSA sem propaganda/outdoors/influência de escolha. Reconfortante, você vê a arquitetura e a beleza natural. Legal”


E PORTO ALEGRE, QUANDO CHEGA LÁ?
Especula-se por que não se adota, ainda, uma lei semelhante em Porto Alegre. Terá alguma relação com as eleição, quando alguns vereadores recebem generosos espaços em outdoors?
Mesmo assim, o debate deixou clara a preocupação de todos em melhorar o espaço urbano na capital gaúcha. Segundo o secretário Luiz Fernando Záchia, “não queremos chegar ao ponto que São Paulo chegou, de total descontrole, e para isso precisamos mediar um entendimento. Vamos levar para a Smam a continuidade deste debate, para que possamos minimizar as dificuldades e construir algo exequível e que atenda aos interesses de toda a cadeia envolvida”.
O evento integrou o Fórum Concertação Ambiental – Soluções Sustentáveis para Porto Alegre, lançado em julho deste ano com o objetivo de construir, de forma compartilhada com a sociedade, para temas do meio ambiente.


Fonte: http://www.iab-rs.org.br/noticia.php?id=1399&PHPSESSID=2b7778ec092d0fb68aeca0f8e08e8e01


      0 comentários:

       
      IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
      Edited by Allan