Acontece hoje o lançamento do livro A arquitetura resultante da preservação do patrimônio edificado em Curitiba de Jeferson Dantas Navolar
A obra faz parte da coleção A Capital, e trata da política de preservação do patrimônio arquitetônico na capital paranaense (foto: Franklin de Freitas)
A Caixa Cultural apresenta o lançamento do livro A arquitetura resultante da preservação do patrimônio edificado em Curitiba, de Jeferson Dantas Navolar, na próxima terça, 18 de outubro. A obra faz parte da coleção A Capital, e trata da política de preservação do patrimônio arquitetônico na capital paranaense, acompanhando-o desde a criação do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba, em 1965, até o ano 2000. O autor participa de um bate-papo sobre o assunto com o arquiteto convidado Dr. Irã Taborda Dudeque, que acontece às 19h30 e tem a entrada franca. Com a edição do seu décimo título, a coleção traz ao público leitor um trabalho consistente do arquiteto Jeferson Dantas Navolar sobre a produção da arquitetura de Curitiba. Aborda a preservação, conservação e restauro do patrimônio da capital, ações sempre envoltas em polêmica sociais e políticas. O livro amplia essa discussão contenciosa com dados, cuidadosamente pesquisados, sobre as políticas públicas voltadas ao patrimônio edificado de Curitiba. Ganha foco a arquitetura então resultante, que faz engrenar a política patrimonial em suas faces de conservação e preservação.
A Capital — A coleção A Capital iniciou em 2004 e tem como eixo as reflexões inovadoras sobre a memória urbana, representada em expressões materiais ou intangíveis. A primeira publicação foi o livro Romeu Paulo da Costa: Vida e Obra, de autoria do historiador Marcelo Saldanha Sutil e do arquiteto Salvador Gnoato. Em 2010, foi premiada pelo IPHAN/Premio Rodrigo Melo Franco de Andrade, como a melhor ação do estado do Paraná na categoria Divulgação, por dar acesso ao público a trabalhos científicos que tratam sobre a preservação do patrimônio cultural e da memória da cidade.
A coleção apresenta trabalhos de profissionais de diversas áreas do conhecimento, produzidos a partir de pesquisa assentada em documentos, inéditos ou não, que não eram de conhecimento do público. Desde 2004, foram lançados diversos títulos sobre a arquitetura moderna, bem como a de estilo eclética, tão típica de Curitiba e ao mesmo tempo tão frágil na paisagem urbana atual da cidade.
Jeferson Dantas — Atual presidente do IAB/PR, Jeferson Dantas Navolar nasceu em Lages, Santa Catarina, em 1958. Formou-se em Arquitetura na Universidade Federal do Paraná em 1983 e é Mestre na área de Conservação e Restauro pela Universidade Federal da Bahia. Jeferson Dantas é membro efetivo do Conselho Nacional de Políticas Culturais e é suplente do Conselho Consultivo do IPHAN.
Convidado — O arquiteto Irã José Taborda Dudeque: graduado em História pela Universidade Federal do Paraná (1992) e em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994), é Mestre e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor assistente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Professor da Universidade Positivo. Autor, dentre outros, do livro Espirais de Madeira: Uma história da arquitetura de Curitiba, publicado em 2001.
Serviço
Lançamento do livro: A arquitetura resultante da preservação do patrimônio edificado em Curitiba, de Jeferson Dantas Navolar, para a série A Capital.
Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR). Data: 18 de outubro. Horário: terça 19h30. Ingressos: Entra- da franca. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro a partir das 18h30. Informações: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12h às 19h, sábado e domingo, das 16h às 19h).
Fonte: http://www.bemparana.com.br/index.php?n=193845&t=a-arquitetura-e-o-patrimonio-de-curitiba-
0 comentários:
Postar um comentário