Mobilização Urbana para motivar o cidadão metropolitano na identificação, no reconhecimento e na (re) construção do espaço onde vive. Essa é a proposta da Urbanicidade: O papel do cidadão na qualificação da ambiência metropolitana, campanha promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), em parceria com a Agência Metropolitana RMBH e com o Departamento Minas Gerais/Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-MG). A campanha tem o objetivo de mostrar ao cidadão o sentido e a importância da ambiência metropolitana. Entende-se por ambiência o meio onde se vive, um espaço organizado que constitui um meio físico e ao mesmo tempo, meio estético ou psicológico, especialmente preparado para o exercício de atividades humanas. Desta maneira, a campanha procura produzir uma conscientização da sociedade, em especial do cidadão comum que vive no espaço metropolitano, enfatizando a importância desta ambiência para a melhoria da qualidade de vida, com abrangência nos 34 municípios que compõem a RMBH.
O resultado esperado pela campanha é tornar a sociedade mais ativa na percepção da função social da cidade. Será priorizada a discussão sobre o espaço metropolitano e sua importância na solução de conflitos comuns aos cidadãos moradores deste espaço, visando garantir o direito à moradia, ao saneamento ambiental, à infra-estrutura urbana, ao transporte, aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer. A proposta é propiciar integração de esforços, a fim de promover intervenções urbanas responsáveis que se materializem em ações em prol da utilização adequada dos espaços públicos.
Durante os meses de agosto a dezembro serão realizadas várias ações de mobilização, arte e cultura, visando atingir toda a população que compõe a RMBH. Serão criados seis “Pontos de Urbanicidade” na RMBH e um em Belo Horizonte, onde as ações serão centralizadas para promover a integração entre os municípios vizinhos nas atividades desenvolvidas pela campanha.
A iniciativa tem o apoio pedagógico dos “Arquitetos da Família”, equipe multidisciplinar e OSCIPs, que promoverão oficinas regionais de mobilização para a melhoria da utilização e (re) construção dos espaços urbanos, e apoio cultural e pedagógico do MVMOB, projeto de tecnologia móvel, que promoverá workshops para produção de vídeos-minutos sobre questões urbanas na visão do cidadão comum, produzidos por alunos das escolas públicas da RMBH, que resultará na “Mostra de Vídeo–Minuto Boas Práticas” a ser exibida durante Conferência Metropolitana programada para novembro. Esta Mostra será também apresentada em dezembro, na Sala Humberto Mauro do Palácio das Artes, ocasião em que serão agraciados com premiações os três melhores vídeos exibidos e selecionados por comissão técnica e escolha popular.
Nas escolas da RMBH, a campanha promoverá teatro educativo com o tema “Cidadania e a Urbanicidade” e o “Desafio Urbanicidade”, que promoverá atividades competitivas como concursos de redação e gincanas de conhecimentos sobre questões urbanas e funções públicas, que servirão como material base para elaboração da “Cartilha de Boas Práticas Urbanicidade”, compilação das práticas urbanas exemplares na RMBH sugeridas pelo cidadão metropolitano.
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