Praça Walt Disney, que retrata problemas urbanos do bairro de Boa Viagem, venceu prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Cinema
Nilbberth Silva, da revista AU
Os problemas urbanos de um bairro nobre do Recife são o tema de Praça Walt Disney, documentário que ganhou o prêmio de melhor curta-metragem nacional de 2011 da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Fundada em 2010, a associação reúne profissionais das cinco regiões brasileiras.
Sem diálogos, mas com uma trilha sonora irônica e bem construída, o filme usa flagrantes do cotidiano e performances de atores para retratar a versão recifense de problemas bem conhecidos dos urbanistas: o desprezo pelos espaços públicos de convívio, a perda de memória arquitetônica trazida pela especulação imobiliária e a dependência do automóvel, entre outros.
A idéia do curta surgiu quando os diretores Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira mudaram-se para os arredores da praça que dá nome ao documentário. Cercado de torres de apartamentos de alto padrão, o espaço é bem cuidado, mas permanece vazio a maior parte do tempo. É usado durante o crepúsculo, quando as empregadas domésticas levam os cães dos patrões para passear. Os moradores preferem as áreas de lazer dos condomínios.
O filme foi premiado no Festival Curta Cinema e Festival Internacional de curtas de São Paulo e concorre ao prêmio de melhor direção no Festival Internacional de Roterdã em 2011. Interessados podem comprar o DVD diretamente com a produtora Aroma Filmes (R$ 15; (81) 3465 -5446; aromafilmes@gmail.com).
Veja abaixo uma seleção de tomadas elaborada a pedido da revista AU:
0 comentários:
Postar um comentário