Exposição "Canteiro Aberto" – Igreja de São Francisco da Prainha, no Rio de Janeiro

© Cariocadorio  © Cariocadorio

Construída em 1696, a Igreja de São Francisco da Prainha está em processo de restauração pelo Programa Porto Maravilha Cultural. A igreja, que sobreviveu às invasões francesas, em 1710, é tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) como Patrimônio Artístico. Para que todos possam conhecer mais sobre essa construção, durante todos os fins de semana dos meses de junho e julho, das 10h às 16h, o canteiro de obras estará livre para visitação. A exposição chamada “Canteiro Aberto” traz detalhes do processo de recuperação do imóvel, que estava fechado desde 2004, por problemas de conservação.

Um dos pontos mais interessantes sobre a visitação da Igreja é que os guias são os próprios operários, que tirarão as dúvidas dos visitantes. Além disso, o visitante terá a oportunidade de viver um pouco do que foi a atividade religiosa na igreja: serão projetadas no telão, no centro do altar principal, fotos cedidas por moradores que mostram a vida na Igreja de outrora. A visitação acontecerá aos sábados e domingos e a entrada é franca.

Sobre a igreja

Img00296-20120306-1002       © Cariocadorio

Construída em 1696 pelo Padre Francisco da Motta e doada em testamento para a Ordem Terceira de São Francisco da Penitência em 1704, a igreja é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como monumento artístico.

Durante a invasão francesa, em 1710, as tropas de Jean-François Duclerc estavam encurraladas entre a capela e o trapiche (armazém próximo ao cais para depósito e guarda de mercadorias) de propriedade da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência. Para causar a rendição do inimigo, o governador Castro Morais ordenou o incêndio dos dois prédios. Por alguns anos, tudo ficou em ruínas, até que a Ordem mandou reedificar o trapiche, à época, o mais importante da cidade. Em 4 de novembro de 1738, nova capela foi construída no local da antiga para atender o grande número de fiéis. A nova Igreja de São Francisco da Prainha ficou pronta em 1740.

40691266     © Paulo Paes

Exposição Canteiro Aberto – Igreja de São Francisco da Prainha

  • Data: Fins de semana de junho e julho
  • Horário: 10h – 16h
  • Local: Igreja de São Francisco da Prainha
  • Endereço: Adro de São Francisco, s/n, Saúde, Zona Portuária, Rio de Janeiro - RJ

Fonte:Romullo Baratto. "Exposição "Canteiro Aberto" – Igreja de São Francisco da Prainha, no Rio de Janeiro" 20 Jun 2014. ArchDaily. Accessed 22 Jun 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/621889/exposicao-canteiro-aberto-igreja-de-sao-francisco-da-prainha-no-rio-de-janeiro

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan