Simpósio IASS-SLTE 2014

IASS – SLTE 2014

O Simpósio IASS-SLTE 2014, englobando o Simpósio anual da IASS e o 6o Simpósio Latino-Americano sobre Tensoestruturas, acontecerá no período de 15 a 19 de setembro de 2014, em Brasília, durante um período efervescente no Brasil, logo após a Copa do Mundo de 2014 e antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016.

Organizado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, o Simpósio IASS-SLTE 2014 será uma oportunidade excepcional para exibir as muitas, inovadoras e audaciosas estruturas construídas para estes eventos e para as revitalizações urbanas destinadas a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos brasileiros e a mais bem receber visitantes oriundos do mundo inteiro. Será também uma excelente oportunidade para apreciar as obras-primas de Oscar Niemeyer e Lucio Costa, projetistas da Capital Nacional, a única cidade moderna incluída na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, em visitas técnicas guiadas.

IDIOMAS

O idioma oficial dos Simpósios da IASS é o inglês. Tradicionalmente, os autores devem estar preparados para apresentar seus trabalhos e responder questões pertinentes nesta língua. Por se tratar de um evento em conjunto com os Simpósios Latino-Americanos sobre Tensoestruturas, também serão aceitos trabalhos redigidos e apresentados em português ou espanhol, os quais serão agrupados em “Seções Latino-Americanas”, visando facilitar sua audiência. As Seções Plenárias disporão de tradução simultânea entre estas línguas.

TEMAS E TÓPICOS

Cascas, membranas e estruturas espaciais, pelas suas propriedades intrínsecas de leveza e baixo consumo de materiais, suas capacidades de vencer grandes vãos  e de elevarem-se alto acima do chão, em muito contribuem para reduzir a pegada ecológica de nossas sociedades. Elas melhoram nossos ambientes urbanos,  proporcionando espaços funcionais onde multidões podem se reunir e vivenciar   experiências que apenas as grandes cidades podem oferecer de modo integral. O tema “Cascas, Membranas e Estruturas Espaciais: ‘Footprints’” aglutina os escopos dos dois simpósios conjuntos, dando as boas vindas a trabalhos sobre o projeto conceitual, a análise e o projeto estrutural, a morfologia estrutural, a busca da forma e a otimização, as ferramentas computacionais de projeto, os materiais inovadores e recicláveis, o detalhamento estrutural, as tecnologias de construção e os aspectos urbanísticos, ambientais e históricos dos sistemas estruturais, clássicos ou inovadores.

SOBRE A IASS E A TENSORED

A Associação Internacional para as Cascas e as Estruturas Espaciais (IASS, www.iass-structures.org) foi fundada em 1959 e tem sua sede e secretaria em Madri, Espanha. Seu principal  objetivo é fomentar o progresso do projeto, da análise e da construção de sistemas estruturais leves, como os sistemas reticulados, as membranas, as cascas e os demais sistemas espaciais, através da troca de ideias entre todos os interessados nos diversos aspectos deste tipo de estruturas, sejam eles  projetistas, arquitetos, engenheiros, construtores, clientes, operadores ou pesquisadores. Para atingir seus objetivos, a Associação publica uma Revista Internacional, de frequência trimestral, promove atividades técnicas, colóquios, e diversos Grupos de Trabalho temáticos, publicando relatórios sobre o estado da arte dos temas afeitos à Associação, bem como recomendações para o projeto e a construção. Anualmente a Associação organiza um Simpósio Internacional focado em temas de interesse geral de engenheiros, arquitetos e construtores, além de apoiar a organização de outros congressos e reuniões técnico-científicas – frequentemente em parceria com outras organizações e associações.

O 1o Simpósio Latino-Americano sobre Tensoestruturas (1o SLTE), que ocorreu em São Paulo, em 2002, proporcionou um notável estímulo para o desenvolvimento das estruturas de cabos e membranas na América Latina, e abriu caminho para uma série de simpósios de grande sucesso: o 2o SLTE ocorreu em Caracas, em 2005, sob os auspícios da IASS, e levou à criação da Rede Latino-Americana para as Tensoestruturas(TensoRed, www.latensored.org), com o objetivo de compartilhar conhecimento e promover esta tecnologia no âmbito da América Latina. O 3o Simpósio ocorreu em Acapulco, juntamente com o Simpósio Anual da IASS (IASS-SLTE 2008). Foi a primeira vez que estes eventos admitiram trabalhos tanto em Inglês como em Espanhol e Português. O 4o  Simpósio ocorreu em 2011, em Montevidéu, e o 5o teve lugar em Santiago do Chile. Considerando que os dois primeiros Simpósios ocorrem em países populosos, enquanto os últimos dois ocorreram em países de população consideravelmente menores, com um espaçamento de apenas um ano entre eles, um crescimento consistente de participação pode ser inferido.

Baseando-se nos dados dos Simpósios anteriores, e na sinergia dos dois eventos conjuntos, espera-se uma participação de cerca de 500 pessoas no IASS-SLTE 2014 (300 participantes locais, 100 participantes da América Latina e 100 participantes de outros continentes).

Fonte: http://www.iass2014.org/?lang=pt-br

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan