Palacinho recebe exposição sobre arte minimalista neste domingo

De acordo com o artista plástico, obras são baseadas em formas e cores primárias

Fotos: Lucas Nascimento/ Seduc

O antropólogo e sociólogo Joel de Assis abre exposição neste domingo, 15, no Museu Histórico do Tocantins – Palacinho. “A Arte Minimalista” é o nome da mostra que ficará aberta à visitação até o dia 30, na galeria de Artes do museu.

“A arte Minimalista tem características como cores e formas primárias, com a utilização de figuras geométricas simples repetidas simetricamente, privilegiando o mínimo de recursos e elementos”, frisou o artista.

Em Paralelo, Joel de Assis vai ministrar palestra para estudantes e interessados em conhecer mais sobre a arte minimalista. Com o tema “A linguagem estética em torno da Teoria de Pitágoras”, o objetivo é difundir os conceitos deste tipo de trabalho e promover uma interação com os visitantes da mostra. “Será uma conversa sobre a arte, suas criações, a estética e a beleza. E cada aluno receberá certificado de participação”, explicou. Para participar das palestras, é preciso reservar horário pelo telefone 3218-3318.

Depois de Palmas, a exposição será apresentada em Porto Nacional, Gurupi e Tocantinópolis. Para conferir a mostra na capital, basta visitar o Palacinho. O museu funciona de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas.

Conhecendo o artista

Joel de Assis formou-se pela Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, e está no Tocantins há 15 anos. Por sua participação no I Salão Nacional de Arte Moderna do Distrito Federal, em 1964, teve o nome incluído como verbete do Dicionário Brasileiro de Artistas Plásticos.

O artista plástico já participou de importantes exposições coletivas. Suas telas atualmente estão divididas em acervos de ateliês em Brasília, Praia de Guarajuba (BA) e Praia de Copacabana (RJ) e em sua residência em Palmas.

Natural do Rio de Janeiro, Joel de Assis também é decorador, antropólogo e sociólogo, além de ter experiência no teatro.

Tocantins

Em dezembro do ano passado, o artista expôs no Memorial Coluna Prestes a mostra “Diálogos com o Abismo – 100 anos de Arte Abstrata”. Em fevereiro deste ano, levou a mostra que tem o apoio da Embaixada da Alemanha para Porto Nacional e seguirá agora para Gurupi.

Já em março deste ano, no Centro de Atividades do Sesc, em Palmas, apresentou suas obras em "Universo Galáctico Caoticogênico".

Quadrados, triângulos e círculos fazem parte das referências do minimalismo

Utilização de cores primárias é destaque na exposição

Fonte: http://www.seduc.to.gov.br/seduc/index.php/89-materias/2448-palacinho-recebe-exposicao-sobre-arte-minimalista

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan