NR 08 – Edificações e as normas técnicas

      Publicada: 10/09/2014

 

Mauricio Ferraz de Paiva

A NR 08 dispõe sobre os requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações para garantir segurança e conforto aos que nelas trabalham. Segundo o documento, os pisos dos locais de trabalho não devem apresentar saliências nem depressões que prejudiquem a circulação de pessoas ou a movimentação de materiais. As aberturas nos pisos e nas paredes devem ser protegidas de forma que impeçam a queda de pessoas ou objetos.

Dispõe ainda que os andares acima do solo, tais como terraços, balcões, compartimentos para garagens e outros que não forem vedados por paredes externas, devem dispor de guarda-corpo de proteção contra quedas, de acordo com os seguintes requisitos: ter altura de 0,90 m, no mínimo, a contar do nível do pavimento; quando for vazados, os vãos do guarda-corpo devem ter, pelo menos, uma das dimensões igual ou inferior a 0,12 m;·e ser de material rígido e capaz de resistir ao esforço horizontal de 80 kg/m² aplicado no seu ponto mais desfavorável.

Quanto às principais normas técnicas relacionadas com as edificações, pode-se citar a NBR 16280 de 03/2014 - Reforma em edificações - Sistema de gestão de reformas - Requisitosestabelece os requisitos para os sistemas de gestão de controle de processos, projetos, execução e segurança de reforma de edificações. A NBR 12219 (NB608) de 04/1992 - Elaboração de caderno de encargos para execução de edificações fixa condições exigíveis para a elaboração de caderno de encargos aplicável na execução de edificações em geral. A NBR 13531 de 11/1995 - Elaboração de projetos de edificações - Atividades técnicas fixa atividades técnicas de projeto de arquitetura e de engenharia exigíveis para a construção de edificações.

A NBR 13532 de 11/1995 - Elaboração de projetos de edificações – Arquitetura fixa as condições exigíveis para a elaboração de projetos de arquitetura para a construção de edificações. A NBR 15873 de 09/2010 - Coordenação modular para edificações define os termos, o valor do modulo básico e os princípios da coordenação modular para edificações. A coordenação modular se aplica ao projeto de edificações de todos os tipos, ao projeto e a produção de componentes construtivos de todos os tipos e a construção de edificações.

A NBR 5674 (NB595) de 07/2012 - Manutenção de edificações - Requisitos para o sistema de gestão de manutenção estabelece os requisitos para a gestão do sistema de manutenção de edificações. A gestão do sistema de manutenção inclui meios para: preservar as características originais da edificação; e prevenir a perda de desempenho decorrente da degradação dos seus sistemas, elementos ou componentes.

A NBR 10821-1 de 01/2011 - Esquadrias externas para edificações - Parte 1: Terminologia define os termos empregados na classificação de esquadrias externas utilizadas em edificações e na nomenclatura de suas partes. A NBR 10821-2 de 01/2011 - Esquadrias externas para edificações - Parte 2: Requisitos e classificação especifica os requisitos exigíveis de desempenho de esquadrias externas para edificações, independentemente do tipo de material. ANBR 10821-3 de 01/2011 - Esquadrias externas para edificações - Parte 3: Métodos de ensaio especifica os métodos de ensaio para a avaliação de desempenho e classificação de esquadrias externas para edificações, independentemente do tipo de material. A NBR 9077 (NB208) de 12/2001 - Saídas de emergência em edifícios fixa as condições exigíveis que as edificações devem possuir: a fim de que sua população possa abandoná-las, em caso de incêndio, completamente protegida em sua integridade física e para permitir o fácil acesso de auxílio externo (bombeiros) para o combate ao fogo e a retirada da população.

Por fim, em vigor a partir de 19 de julho de 2013, a série de normas NBR 15575 envolveu meses de discussão dos vários integrantes da cadeia produtiva da construção civil. São seis normas de desempenho que definem os parâmetros técnicos para quesitos como acústica, durabilidade, manutenção e transmitância térmica, conceitos que antes da norma não eram definidos e nem passíveis de serem medidos ou comparados a um padrão.

Mauricio Ferraz de Paiva é engenheiro eletricista, especialista em desenvolvimento em sistemas, presidente do Instituto Tecnológico de Estudos para a Normalização e Avaliação de Conformidade (Itenac) e presidente da Target Engenharia e Consultoria - mauricio.paiva@target.com.br

Fonte: https://www.target.com.br/home.aspx?pp=27&c=3495#2320

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan