Anunciada a equipe curatorial da Trienal de Oslo 2016

Proposta vencedora OAT 2016. Imagem © After Belonging Agency    Proposta vencedora OAT 2016. Imagem © After Belonging Agency

A After Belonging Agency (ABA) anunciou a equipe curatorial da Trienal de Arquitetura de Oslo 2016 para sua proposta "In-Residence, On Residence, and the Ways We Stay In-Transit".

Estabelecida em 2000, a trienal de 2016 será a sexta edição do evento. Na esteira de uma chamada aberta de curadores lançada em setembro deste ano, a Trienal elegeu quatro equipes para a fase de entrevistas: Crimson Architectural Historians, de Roterdã,  Justin McGuirk, de Londres, Dan Handel, curador canadense, e uma equipe de cinco arquitetos espanhóis que trabalham em Nova Iorque, After Belonging Agency. A proposta de Lluis Alexandre Casanovas Blanco, Ignacio González Galán, Carlos Minguez Carrasco, Alejandra Navarrete Llopis, e Marina Otero Verzier foi escolhida unanimemente pelo júri composto por  Hege Maria Eriksson, Nina Berre, e Gro Bonesmo, entre outros.

A ABA propõe uma Trienal que "focará nos desafios futuros da migração". Os curadores investigarão "como a cidades e a arquitetura reagem ao fato de grandes contingentes de pessoas se deslocarem e assentarem em novos lugares." Segundo a citação do júri, Oslo é uma das cidades que mais crescem na Europa e "os curadores nos lembraram que, segundo estatísticas, metade da população de Oslo em 2040 será composta por imigrantes. Essa circulação global de pessoas cria novas situações em que nossa relação com objetos, lugares e pertencimento estão mudando." Assim, a principal parte da exposição focará na noção de 'residência' em um mundo em mudança, ao passo que a segunda parte da proposta convidará arquitetos de todo o mundo a participar de um programa de residência na cidade de Oslo.

O júri não considerou a proposta da ABA relevante apenas para Oslo, mas vê um "escopo internacional maior" no conceito. Eles acreditam que a trienal "poderia agir como uma plataforma para desenvolver novas estratégias sobre como lidar com as questões migratórias, e servir como uma fundação para novas visões de desenvolvimento urbano e políticas habitacionais tanto em nível local como internacional."

Saiba mais aqui.

Saiba mais sobre a Trienal de Oslo 2013 aqui.

 

Fonte:Taylor-Foster, James. "Anunciada a equipe curatorial da Trienal de Oslo 2016" [Curatorial Team Announced For The 2016 Oslo Triennale] 26 Dec 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado26 Dez 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/759442/anunciada-a-equipe-curatorial-da-trienal-de-oslo-2016

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan