Vilanova Artigas –Habitação e cidade na modernização brasileira

Livro “Vilanova Artigas – Habitação e cidade na modernização brasileira” analisa as alternativas urbanísticas implementadas nos projetos residenciais do arquiteto entre as décadas de 1940 e 1960

Imagem: divulgação

  • Em mais uma homenagem que antecede o centenário de um dos principais nomes da chamada Escola Paulista, o livro “Vilanova Artigas – Habitação e cidade na modernização brasileira” analisa as alternativas urbanísticas implementadas nos projetos residenciais do arquiteto entre as décadas de 1940 e 1960.
    Com autoria dos arquitetos Leandro Medrano e Luiz Recamán, a publicação aborda a questão urbana e espacial, no contexto da aceleração da industrialização em São Paulo, numa investigação que busca identificar uma possível configuração de cidade a partir das obras edificadas por Artigas nesse período.
    Dentre os projetos destacados como objetos de estudo no livro, figuram a “Casinha” (1942) e a “Casa do Arquiteto” (1949) – ambas construídas no bairro do Campo Belo, na zona sul da capital paulista.
    Dividida em quatro capítulos, a obra de 160 páginas ainda resgata a proposta apresentada por Vilanova Artigas no concurso para o Plano Piloto de Brasília – cujo primeiro lugar ficou com o projeto desenvolvido pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa.
    Leandro Medrano é arquiteto e urbanista formado pela FAU-USP. Livre-docente pela Unicamp, onde é professor e foi coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo. É editor e criador da revista especializada Parc e também é professor da FAUUSP. Seus principais trabalhos tratam da relação entre a habitação e o desenvolvimento urbano nas cidades contemporâneas.
    Luiz Recamán é arquiteto e urbanista formado pela FAU-USP, onde é professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto. No mestrado e no doutorado estudou a obra de Oscar Niemeyer e é coautor do livro “Brazil’s Modern Architecture”. Pesquisa a relação entre a arquitetura e o espaço urbano, em especial a questão habitacional.
    VILANOVA ARTIGAS – HABITAÇÃO E CIDADE NA MODERNIZAÇÃO BRASILEIRA
    Autoria Leandro Medrano e Luiz Recamán
    Publicação Editora Unicamp
    160 páginas – português
    R$ 34
    Você encontra este livro na Livraria Cultura!

Fonte: http://www.arqbacana.com.br/internal/arq!ler/read/14180/vilanova-artigas---habita%C3%A7%C3%A3o-e-cidade-na-moderniza%C3%A7%C3%A3o-brasileira

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan