Vídeo: Revolução através do Design / Himawari8


A web-série Revolução através do Design, produzida pelo grupo Himawari8, aborda obras de diferentes países e autores da América do Sul - como Brasil, Chile, Uruguai, Argentina, Colômbia, Venezuela - com um caráter investigativo, analisando seu entorno, sua memória, seu papel urbanístico e social para finalmente chegar ao design e as respectivas histórias por trás das obras.
Veja o vídeo: http://vimeo.com/87513260
Quem são seus autores? Quais pessoas ocupam aquele espaço? O que esse projeto simboliza? Essas são algumas das perguntas levantadas através da série.
Cada obra tem sua razão de ser – consequentemente, cada obra tem uma história. Existe uma preocupação em comum na América do Sul? Da habitação social à infraestrutura em cidades informais, o que esses projetos e países têm em comum? Por meio de uma estrutura investigativa, a web-série procura as sutilezas, desafios e paradigmas que essas cidades enfrentam em comum, e aquelas que as diferenciam.
No episódio piloto da série RAD, o Himawari8 investiga o primeiro projeto de habitação social do escritório chileno ELEMENTAL, de Alejandro Aravena: o conjunto habitacional Violeta Parra, no Chile.
Em 2030 a população chegará a 5 bilhões de habitantes, sendo que 2 bilhões viverão abaixo da linha da pobreza. A equação que o mundo precisa resolver: construir uma cidade de 1 milhão de habitantes por semana, durantes os próximos 15 anos, com uma verba de 10 mil dólares por família.” Alejandro Aravena.

Himawari8 é um grupo que atua com criações através integração do cinema, fotografia, arquitetura e música. Os projetos são realizados com equipes compactas, buscando uma forma sustentável de trabalho.

Localizado no centro pulsante de São Paulo, num campo inesgotável de discussões e personagens, o atelier – ZAPATERIA – é um laboratório que abriga as mais variadas experimentações a partir da integração e fusão de linguagens. Para mais informações sobre o Himawari8, acesse a página oficial do grupo.

  Cita:Romullo Baratto. "Vídeo: Revolução através do Design / Himawari8" 22 Oct 2014. ArchDaily Brasil. Acessado 29 Dez 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/751232/video-revolucao-atraves-do-design-himawari8

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan