Primeiro lugar no concurso para o Museu da Diversidade Sexual na Avenida Paulista / Hereñú + Ferroni Arquitetos

Acesso. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos      Acesso. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos

primeiro lugar

Competição: Museu da Diversidade Sexual na Avenida Paulista
Premio: Primeiro Lugar
Projeto:
Autores: Hereñú + Ferroni Arquitetos, Eduardo Ferroni, Pablo Hereñú, Camila Raghi, Camila Paim, Camila Reis, Bianca Fontana, Diogo Pereira, Nathália Grippa e Levy Vitorino, Avenida Paulista, São Paulo - SP, 2014

Apresentamos a seguir o projeto desenvolvido pelo escritório Hereñú + Ferroni Arquitetos e premiado com o primeiro lugar no concurso para o Museu da Diversidade Sexual no casarão da Avenida Paulista, promovido pelo programa de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo (ProAC).

Veja, a seguir, algumas imagens e o memorial do projeto.

Museu e parque. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni ArquitetosVista noturna. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni ArquitetosPremissas. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni ArquitetosÁreas verdes. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos

Endereço

As novas instalações do Centro de Cultura, Memória e Estudos da Diversidade Sexual do Estado de São Paulo serão oportunamente implantadas junto a um eixo urbano amplamente consolidado do ponto de vista urbanístico e extremamente significativo nos âmbitos da política e da cultura brasileiras.

No mesmo endereço onde se concentra a Parada do Orgulho LGBT, um dos maiores eventos do gênero no mundo, o Centro deverá se inserir como um marco permanente de diálogo e desenvolvimento do conhecimento, da política e da cidadania.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Vista geral. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos      Vista geral. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos

O objetivo fundamental de reforçar a construção de uma sociedade pautada pelas noções de respeito e de tolerância à diversidade sexual deve se expressar também na concepção das novas instalações. Respeito pela história do lugar, pela edificação existente, pela significativa arborização, pelos elementos do entorno e pelo caráter público da avenida.

A proposta desenvolvida parte dessa conceituação e se organiza através de uma estratégia de recuperação e valorização da residência construída pela família Franco de Melo, da preservação da vegetação de grande porte existente e do desenho cuidadoso dos espaços públicos no nível térreo.

Vegetação

A observação de uma fotografia aérea atual da região da Avenida Paulista permite notar que o maciço arbóreo conformado pelo jardim da Residência Franco de Melo e pelo Parque Mario Covas se apresenta como o único espaço verde significativo além do Parque Tenente Siqueira Campos (Trianon).

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Áreas verdes. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos       Áreas verdes. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos

A leitura atenta do processo de tombamento revela ainda que tão valiosa quanto a edificação propriamente dita é a relação desta com a vegetação que a circunda e desse conjunto com a avenida. A conservação e valorização do jardim são, portanto, tão fundamentais quanto a conservação e valorização do casarão.

Implantação

O desenho do chão foi pautado por um conjunto de ações que pretendem destacar o seu caráter público e reforçar sua dimensão simbólica. A retirada do muro junto à avenida objetiva resgatar o espaço frontal do casarão, perdido com o alargamento viário empreendido na década de 1970 e, simultaneamente, manifestar um gesto de abertura e convite à visitação.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Planta do térreo. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos     Planta do térreo. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos

Uma suave rampa, com 5% de inclinação, acomoda o desnível entre o térreo inferior e a Paulista e conduz o público ao acesso principal do conjunto, localizado no edifício anexo.

A entrada principal do casarão é recuperada como um acesso direto ao café, localizado no térreo superior, que pode assim ter um funcionamento independente e desfrutar das varandas voltadas para a Avenida Paulista.

Um jardim seco ao redor do casarão orienta os percursos, indica os acessos e minimiza a necessidade de utilização de elementos de cercamento.

Construções

A volumetria adotada para a edificação anexa se organiza de fora para dentro, a partir de elementos presentes no casarão e da localização das árvores significativas.

O volume principal da nova construção se concentra sobre a clareira existente junto ao fundo do lote e sua altura total não excede a da torre ornamental do casarão, próxima à avenida.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Museu e parque. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos       Museu e parque. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos

Um volume secundário, térreo, avança em diagonal até o limite do recuo frontal para conformar uma praça de acolhimento e sinalizar o acesso principal ao conjunto. Além disso, cria uma fachada lateral voltada para o Parque Mario Covas que permite uma eventual conexão. Sua materialidade incorpora os troncos das árvores não só para conservá-los, mas para inseri-los no espaço e valorizar sua presença.

A edificação anexa se posiciona como um pano de fundo relativamente neutro que destaca a construção existente restaurada e a presença urbana do jardim. Ela vai revelando aos poucos, à medida que se percorre a praça de acolhimento e a perspectiva das árvores vai se modificando.

Programa

As solicitações programáticas foram dimensionadas para atender às premissas de inserção e relação espacial do conjunto sem deixar de contemplar nenhuma das funções solicitadas. Em sua distribuição, procurou-se aproveitar da melhor maneira a espacialidade oferecida pelas construções.

No nível inferior do casarão, mais compartimentado e com amplitude espacial reduzida, o rebaixamento do piso permitiu localizar os setores administrativos e de serviços. No nível superior, situam-se os espaços de exposição permanente e um café que se relaciona diretamente com o fluxo de pedestres da Avenida Paulista.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Corte 3. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos        Corte 3. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos

Nas edificações novas, o programa se distribui da seguinte maneira: auditório e áreas técnicas no subsolo; acolhimento, eventos e parte das exposições temporárias no térreo inferior; exposições temporárias e terraço de eventos no térreo superior; biblioteca no primeiro pavimento; sala multiuso, gestão do acervo, reserva técnica, conservação e restauração e estúdio no segundo pavimento; bar na cobertura.

Os espaços de circulação foram otimizados no intuito de reduzir a área total construída de forma a estabelecer uma relação adequada entre as edificações novas e o casarão. A proposta desenvolvida atinge um total de 1740m2 de espaços cobertos e 425m2 descobertos.

Materialidade

Todas as decisões construtivas foram pautadas pela lógica de preservação dos elementos existentes.

A escavação do subsolo adota os afastamentos necessários para garantir a estabilidade do casarão e a conservação das raízes vegetais. A laje que cobre o espaço de eventos no térreo inferior possui apoios perimetrais associados à superfície de fechamento e possibilita a execução de aberturas para a passagem dos troncos das árvores. A partir do térreo superior, toda a construção é montada utilizando estruturas metálicas leves e painéis de vedação.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Varanda. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos      Varanda. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos

Uma delicada trama metálica cobre parcialmente as fachadas propiciando sombreamento e controle visual dos ambientes.

Representação

Um centro voltado para a construção do diálogo e do conhecimento deve de algum modo expressar esse caráter através de sua arquitetura, construindo espaços e signos que o representem nas mais diversas escalas de leitura.

O térreo público e convidativo pretende mostrar o centro como um lugar aberto à presença de todos.

A relação proposta do novo com as pré-existências busca representar conceitos como respeito e tolerância.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Bar no terraço. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos       Bar no terraço. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos

Como uma grande instalação cinética do artista Jesús Rafael Soto, a trama metálica externa que cobre parcialmente o edifício anexo busca evocar, de maneira sutil, o caráter plural, dinâmico e de resistência que marca o movimento LGBT. A localização do estúdio para coleta de testemunhos em posição destacada provoca uma abertura na trama de fechamento semelhante a um olho ou a um ouvido, abertos a ver e ouvir para conhecer e desconstruir as barreiras da ignorância e do preconceito.

Acesso. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Acesso. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Museu e parque. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Museu e parque. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Vista noturna. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Vista noturna. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Premissas. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Premissas. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Áreas verdes. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Áreas verdes. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Vista a partir da paulista. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Vista a partir da paulista. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Varanda. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Varanda. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Bar no terraço. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Bar no terraço. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Circulação. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Circulação. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Vista geral. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Vista geral. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Premissas. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Premissas. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Isométrica 1. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Isométrica 1. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Isométrica 2. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Isométrica 2. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Planta subsolo. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Planta subsolo. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Planta do térreo. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Planta do térreo. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Planta do térreo superior. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Planta do térreo superior. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Planta do primeiro piso. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Planta do primeiro piso. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Planta do segundo piso. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Planta do segundo piso. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Planta de cobertura. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Planta de cobertura. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Corte 1. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Corte 1. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Corte 2. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Corte 2. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Corte 3. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos
Corte 3. Image Cortesia de Hereñú + Ferroni Arquitetos

 

Fonte:Romullo Baratto. "Primeiro lugar no concurso para o Museu da Diversidade Sexual na Avenida Paulista / Hereñú + Ferroni Arquitetos" 17 Dec 2014. ArchDaily Brasil. Acessado 18 Dez 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/759162/primeiro-lugar-no-concurso-para-o-museu-da-diversidade-sexual-na-avenida-paulista-herenu-plus-ferroni-arquitetos

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan