Brasília: 27 anos de tombamento como Patrimônio da Humanidade

TV Globo veicula matéria sobre a preservação do conjunto urbanístico e arquitetônico da capital



No dia 07 de dezembro de 1987, a capital federal recebia o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Brasília foi a primeira cidade do século XX a receber o tombamento.
Para refletir sobre a preservação do conjunto urbanístico e arquitetônico da nova capital nesses 27 anos, o telejornal Bom Dia DF, da TV Globo, levou ao ar no dia 01/12/2014 uma reportagem especial sobre o assunto. Foram utilizados trechos de matérias feitas à época e de entrevistas com os arquitetos e urbanistas Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Em gravação feita no ano do tombamento, Costa atribuiu o pioneirismo da cidade à iniciativa e liberdade de criação concedidas pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek e por Israel Pinheiro, que coordenou a construção da capital. Já Niemeyer, em entrevista de 1997, reclama das alterações de gabarito feitas por especulação imobiliária e que desconfiguravam a ideia original de Brasília.
A matéria conta ainda com uma análise atual do arquiteto e urbanista Frederico Flósculo, professor da Universidade de Brasília (UnB),sobre os desrespeitos ao tombamento na região do Plano Piloto.

CLIQUE AQUI e assista à reportagem completa.

Fonte: http://www.caubr.gov.br/?p=35527

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan