Como o acaso ajudou Pedro E. Guerrero a se tornar o fotógrafo favorito de Frank Lloyd Wright

Robert Llewellyn Wright House. Imagem © 2014 Pedro E. Guerrero Archives    Robert Llewellyn Wright House. Imagem © 2014 Pedro E. Guerrero Archives

O que é necessário para um estudante de artes de 22 anos começar uma relação profissional duradoura com "o maior arquiteto americano de todos os tempos"? Originalmente publicado na Curbed como "How a 22-Year-Old Became Wright's Trusted Photographer", esse artigo revela que para Pedro E. Guerrero foi necessário coragem e muita sorte - mas uma vez que começaram a trabalhar juntos, esse par improvável era uma dupla perfeita.

Quando Frank Lloyd Wright contratou Pedro E. Guerrero para fotografar a Taliesin West em 1939, nenhum dos dois sabia que isso levaria a uma das relações mais importantes na história da arquitetura. Wright tinha 72 anos e já havia sido publicado na capa daTime devido à Casa da Cascata. Guerrero tinha 22 anos e acabara de sair da faculdade. Seu primeiro encontro aconteceu a pedido do pai de Guerrero, um pintor que conhecia vagamente Wright da vizinhança e esperava que o arquiteto oferecesse a seu filho um trabalho. Qualquer trabalho.

O jovem Guerrero teve a audácia de se apresentar ao famoso arquiteto como "fotógrafo". Na realidade, ele não havia ganhado nenhum tostão com isso até então. "Eu tinha o pior portfólio do mudo, incluindo uma foto de um pelicano morto", confessou Guerrero mais tarde. "Mas eu também tinha nus feitas na praia em Malibu. Isso pareceu capturar o interesse de Wright."

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Rayward-Shepherd House. Imagem © 2014 Pedro E. Guerrero Archives    Rayward-Shepherd House. Imagem © 2014 Pedro E. Guerrero Archives

Na época, Wright havia acabado de perder um fotógrafo. Essa foi mais uma na série de coincidências que catapultou Guerrero para dentro da história da arquitetura moderna: quando tentou entrara na Art Center School de Los Angeles aos 20 anos, foi-lhe dito que era tarde demais - todos os cursos estavam lotados exceto o de fotografia. Quando Wright e Guerrero se conheceram dois anos mais tarde, o arquiteto contratou o jovem fotógrafo na mesma hora. "Fotografe tudo e qualquer coisa", instruiu Wright. O salário era mínimo. Guerrero estava empolgado.

"Eu tinha finalmente encontrado a felicidade plena - estudar as sombras, padrões e ângulos, notar o momento em que o sol daria a máxima definição a todos os elementos", escreveu Guerrero em suas memórias.

"Cortez não poderia estar mais surpreso ao descobrir o mundo dos Astecas que eu quando a Taliesin West se abriu diante de mim", escreveu Guerrero. "Eu percebi que aquilo era uma escultura, uma escultura de madeira e pedra erguendo-se no deserto."

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

David Wright House. Imagem © 2014 Pedro E. Guerrero Archives     David Wright House. Imagem © 2014 Pedro E. Guerrero Archives

Enquanto muitos americanos conhecem Frank Lloyd Wright, poucos sabem dizer quem foi o fotógrafo com quem o arquiteto trabalho nos últimos vinte anos de sua vida. Isso pode mudar em breve. Em janeiro, o livro de Guerrero, intitulado Picturing Wright, será relançado com um capítulo extra e novas fotografias. Ainda na primeira metade do próximo ano, o canal americano PBS transmitirá um documentário de uma hora sobre o fotógrafo.

Após Wright contratá-lo, Guerrero trabalhou sem supervisão e se encontrou com Wright para discutir quais fotos o arquiteto gostou e quais seriam descartadas. O descarte de uma fotografia incluiria a destruição de seu negativo, assim, alguns dos primeiros trabalhos de Guerrero foram perdidos. As ideias de Wright sobre fotografia eram tão fortes quanto suas ideias sobre arquitetura. Ele instruiu Guerrero a evitar fotografar de cima ou de baixo de sua linha natural de visão e a remover todo e qualquer elemento que Wright considerava "não autorizado". Nesse aspecto, Wright era um renegado. Ele não pensava em reorganizar ou mesmo selecionar a mobília do cliente se esta entrava em conflito com sua estética "orgânica".

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Pedro E. Guerrero em seu estúdio. Imagem © 2014 Pedro E. Guerrero Archives     Pedro E. Guerrero em seu estúdio. Imagem © 2014 Pedro E. Guerrero Archives

Leia a continuação na Curbed.

 

Fonte:Stacia Friedman. "Como o acaso ajudou Pedro E. Guerrero a se tornar o fotógrafo favorito de Frank Lloyd Wright" [How Serendipity Helped Make 22-Year-Old Pedro E Guerrero FLW’s Favorite Photographer] 12 Dec 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado 14 Dez 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/758884/como-o-acaso-ajudou-pedro-e-guerrero-a-se-tornar-o-fotografo-favorito-de-frank-lloyd-wright

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan