Bienal de Arquitetura de Chicago revela o tema de sua primeira edição

 

Imagem: divulgação / Fotos: Iwan Baan







  • A Bienal de Arquitetura de Chicago divulgou a temática da sua edição inaugural, que acontece entre outubro de 2015 e janeiro de 2016: “O Estado da Arte da Arquitetura”. Com exposições, instalações de grande escala e outras atrações, a bienal será palco para discussões sobre as ideias e práticas que impulsionam a produção arquitetônica mundial contemporânea.
    Segundo o texto de divulgação do tema, o evento pretende consagrar a cidade americana como um local de inovação arquitetônica. “A bienal funcionará como uma plataforma para projetos inovadores e experimentos espaciais que demonstrem como a criatividade e a inovação podem transformar radicalmente a nossa experiência vivida”, conclui.
    Escolhido pelos curadores, os arquitetos Sarah Herda e Joseph Grima, o título é inspirado numa conferência homônima organizada pelo arquiteto americano Stanley Tigerman, em 1977, que reuniu em Chicago profissionais do mundo todo para discutir o momento da arquitetura na época.
    Além da temática oficial, também foi revelado o primeiro trabalho comissionado exclusivamente para integrar a exposição internacional. Trata-se de um ensaio fotográfico realizado pelo fotógrafo holandês Iwan Baan, que reúne imagens aéreas da metrópole para destacar os ícones arquitetônicos do seu skyline e enfatizar seu papel como centro industrial.
    Anunciada em junho deste ano, a bienal de arquitetura terá como principal espaço expositivo o Centro Cultural de Chicago, que abrigará maquetes, croquis, imagens e outras representações de projetos desenvolvidos por arquitetos consagrados e emergentes do mundo todo. Diversos pontos da cidade serão ocupados durante o evento, entre eles o famoso parque público Millenium Park.
    O programa será desenvolvido pelos curadores e terá a colaboração dos renomados arquitetos David Adjaye, Elizabeth Diller, Jeanne Gang, Frank Gehry e Stanley Tigerman, dos críticos Sylvia Lavin e Hans Ulrich Obrist, além de Peter Palumbo, presidente da comissão julgadora do Prêmio Pritzker.
    www.chicagoarchitecturebiennial.org

  •  

Fonte: http://www.arqbacana.com.br/internal/arq!news/read/14335/bienal-de-arquitetura-de-chicago-revela-o-tema-de-sua-primeira-edi%C3%A7%C3%A3o

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan