Livro “Os palácios originais de Brasília” disponível online

Cortesia de CAU/BR                                                                 Cortesia de CAU/BR

Em comemoração ao Dia do Arquiteto e Urbanista e ao aniversário do mestre Oscar, a Câmara dos Deputados lançou o livro “Os palácios originais de Brasília”, de autoria do arquiteto Elcio Gomes da Silva. Trata-se do resultado de sua tese de doutorado, em que o autor examinou cuidadosamente os primeiros palácios construídos para a inauguração da nova capital federal na década de 1960.
Motivada pela necessidade de preservação do patrimônio, a tarefa teve por base o estudo dos registros de arquitetura e de engenharia estrutural da época para identificar nas obras construídas o conjunto de valores declarados pelos autores de projetos.
O livro descreve, ao longo de mais de 400 páginas, o processo de concepção e construção dos Palácios da Alvorada, do Congresso Nacional, do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, acompanhados de um rico conjunto de fotografias de maquetes e desenhos originais de Oscar Niemeyer e Joaquim Cardozo, produzidos entre 1956 e 1960, além de desenhos elaborados especialmente para o livro.

O livro está disponível na íntegra no Repositório Institucional da Universidade de Brasília. Faça o download aqui.

  Fonte:Romullo Baratto. "Livro “Os palácios originais de Brasília” disponível online" 21 Dec 2014. ArchDaily Brasil. Acessado 21 Dez 2014. http://www.archdaily.com.br/br/759279/livro-os-palacios-originais-de-brasilia-disponivel-online

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan