7 coisas incríveis que a Impressão 3D já faz pela Arquitetura

Nadine Figueiredo



As impressoras 3D chegaram no mercado há pouco tempo e já são consideradas por muitos como a Terceira Revolução Industrial. A tecnologia - que já é utilizada para criar alimentos, órgãos do corpo humano e até veículos - também vem sendo aplicada em diversos setores da Arquitetura, Design e Engenharia, facilitando a vida de profissionais e clientes.
Se você está curioso para saber mais sobre a tecnologia, confira abaixo 7 coisas incríveis que as impressoras 3D podem fazer pelo trabalho de arquitetos e designers:



1. As impressoras 3D transformam sketches e desenhos digitais em modelos físicos realistas e tangíveis. Basta programar a impressora com o modelo projetado através do software - dependendo do tamanho e da complexidade, a impressão pode demorar de alguma horas até uma semana.
2. Menos tempo gasto na hora da modelagem. Assim, o profissional possui mais tempo para pensar ou executar outras partes importantes de um projeto - ou até desenvolver outros conceitos para o modelo - enquanto a impressora 3D realizado todo o trabalho.
Além disso, as impressoras 3D também ajudam a aprimorar a produção de modelos arquitetônicos. Assim, estruturas mais detalhadas e complexas podem ser produzidas em pouco tempo - o que é quase impossível na indústria ou maquetagem tradicionais.



3. Problemas de design, equilíbrio e engenharia também são facilmente resolvidos e identificados através da impressão 3D. Assim, erros que poderiam custar caro são solucionados e aceleram o lançamento do produto no mercado sem imperfeições.



4. Arquitetos e escritórios que já utilizam as técnicas de impressão 3D também relatam que apresentar os projetos feitos através da impressora melhorou a comunicação com os clientes e até garantiu mais negócios - a rapidez na confecção de modelos detalhados dá mais confiança de que os projetos podem ser concretizados de acordo com o desejado. No escritório Eduardo Rodrigues Arquitetura, em Sorocaba - SP, todos as maquetes já são produzidas pela impressora 3D CubeX Duo.



5. Muitas vezes, a liberdade criativa de designers e arquitetos acaba sendo limitada por conta das limitações na hora de dar vida ao que foi projetado. Graças à tecnologia das impressoras 3D, qualquer tipo de detalhe, forma ou acabamento pode ser realizado, e o profissional não depende mais dos padrões da indústria para produzir linhas inteiras de produtos.



6. Até 2 anos atrás, era impossível comprar uma impressora 3D por menos de R$30 mil reais. Hoje, já existem modelos de qualidade à venda a partir R$6 mil reais - o preço varia de acordo com o tamanho, capacidade e materiais que podem ser utilizados para impressão.



7. Não são só as maquetes e pequenos produtos que podem ser impressos através da tecnologia. Na China, uma empresa criou uma impressora de 7 metros de altura capaz de construir uma casa inteira em apenas 24 horas. Além de mais rápido, o processo evita o desperdício de materiais e torna o processo de construção ainda mais rápido - a estrutura custa metade do preço da construção tradicional.

imagens via Revista Exame, Fresh Home, Arketonix, Zupi, 3d Design Bureau

Leia também:
- Como serão as cidades do futuro
- Impressão em 3D é realmente sustentável?
- Hadrian: o robô-pedreiro que constróio uma casa em apenas 2 dias


Nadine Figueiredo | Redatora
Nadine é mineira e fotógrafa. Apaixonada por filmes de terror e pelos Anos 80, procura deixar um pouco de leveza e amor por onde passa. | nadine@bimbon.com.br

Fonte: http://www.bimbon.com.br/arquitetura/7_coisas_incriveis_que_a_impressao_3d_ja_faz_pela_arquitetura

1 comentários:

Arisen Technologies on 15 de março de 2022 às 06:53 disse...

Our Arisen Technologies expert team of designers offers a full range of 3D modeling and drafting solutions designed to enhance the efficiency and quality of your finished product and engage the target audience with their creativity and content placement.

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan