Energia Geotérmica

geotermia-bg

Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=mSSKz9_sGUg

VOCÊ SABE O QUE É ENERGIA GEOTÉRMICA?
A energia geotérmica consiste em utilizar o calor armazenado no solo para produção de energia, uma vez que nele a temperatura se mantém praticamente constante devido ao calor transmitido pelo sol (aquece a superfície e repassa para o solo), e, principalmente, pelo centro da Terra (magma). energia-geotermica-di-cosa-si-tratta_NG1

No mundo todo a produção de energia com fonte geotérmica corresponde a menos de 1% do total, mas segundo um estudo realizado pelo MIT existe um grande potencial para ser o sistema de energia limpa mais utilizado no futuro.

cyd-041213-portada-g                                                                                         
A produção de energia elétrica em maior escala (como em centrais de produção de energia) requer temperaturas do solo bastante altas, normalmente encontradas a 200m, 300m de profundidade. No Brasil é uma alternativa considerada inviável pois não são encontradas temperaturas suficientemente altas para compensar o investimento.
Já as soluções com baixa entalpia (ou seja, com temperaturas mais baixas) podem ser utilizadas para conforto térmico e aquecimento da água das edificações. Esta discussão vem ganhando espaço nos últimos anos, podendo passar a ser mais difundida e utilizada em nosso país. E é desta solução que vamos falar aqui hoje!
ENERGIA GEOTÉRMICA PARA CONFORTO TÉRMICO E AQUECIMENTO DA ÁGUA
geotermia-bg

É considerado um sistema ambientalmente responsável, limpo e renovável, trazendo benefícios como economia na conta de energia, conforto térmico e aquecimento da água, baixa manutenção, alta durabilidade, além de ser silencioso.
Pode ser aplicado em qualquer tipo de subsolo e em qualquer situação geográfica.
O retorno para o investimento inicial é amortizado em 6 a 10 anos, de acordo com a intervenção realizada.

geothermal-components

O sistema geotérmico necessita de três elementos fundamentais para seu funcionamento:
– um sistema de captação de calor (“Runouts”)
– uma bomba geotérmica de calor (“heat pump”)
– um sistema de acúmulo e distribuição do calor (“distribution system”)
É inserida uma tubulação de polipropileno (“plástico”, que compõe o “sistema de captação de calor”) no solo, a uma profundidade que varia entre 5 e 100 metros.
A tubulação pode ser vertical ou horizontal, conforme o espaço disponível no terreno, podendo também ser realizada em combinação com um trecho sob a água. Um líquido à base de água circula nessa tubulação, transportando o calor até as bombas.

geothermal-installation

As bombas são posicionadas em abrigos no subsolo ou outro local adequado e utilizam energia elétrica para movimentar o líquido. Para acionamento e funcionamento da bomba é consumida energia elétrica, mas para cada 1 unidade de energia elétrica que entra na bomba, “saem” o equivalente a 5 unidades de energia para aquecimento/resfriamento da edificação e aquecimento da água, ou seja, ganham-se 4 unidades. O sistema de acúmulo retém e transforma o calor, então o distribui no interior da edificação nos meses mais frios. Já nos meses mais quentes é realizada a inversão: o calor é retirado do interior e levado ao solo.

energia_geotermica_scabio_calore

Para ser mais autossuficiente energeticamente, pode ser associado a um sistema fotovoltaico e a um bom isolamento térmico das paredes e cobertura, fazendo a economia chegar em 70%.
geotermia_domestico-400x250
Referências/imagens:
http://www.geotermia.org/
http://geoliving.it/grundprinzipien_de.php
http://www.nextville.it/Geotermia/339/Limpianto_geotermico
http://www.pensamentoverde.com.br/economia-verde/avancos-energia-geotermica-brasil/
http://www.enelgreenpower.com/it-IT/plants/renewable_energy/geothermal/
https://it.wikipedia.org/wiki/Energia_geotermica
http://www.ecquologia.com/cms/index.php?option=com_content&view=article&id=1140:con-la-geotermia-risparmio-ed-efficienza-energetica-garantiti&catid=5:energia-geotermica
https://www.youtube.com/watch?v=uVDBRQvBVso

NOTA: As imagens do nosso blog vêm de fontes diversas, sendo em sua maior parte externas (exceto do Instagram, que são todas de nossa autoria) e muitas não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no nosso blog e você desejar sua remoção, favor enviar um email para mondoarq@gmail.com que prontamente a retiraremos do ar.

Fonte: https://mondoarq.wordpress.com/2015/07/21/%F0%9F%91%8F-arqsustentavel-energia-geotermica/#more-694

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan