Livro - Brasil, trajetórias das desigualdades

by Charles Voos

Uma das grandes tarefas do Arquiteto-Urbanista é saber ler o arranjo social de um determinado espaço. Dependendo das confluências políticas, econômicas e sociais, as intervenções mudam. O primeiro livro da série “Dica de Livro” vai nessa direção (e é o livro que estou lendo no momento): entender como as desigualdades influenciam o país, inclusive nas suas dinâmicas urbanísticas.

1105-capa_trajetorias_ok_site                                                             Organizada pela professora Marta Arretche, do departamento de Ciência Política da USP e do Centro de Estudos da Metrópole, e lançada em Junho deste ano pela Editora UNESP, a obra desmonta a tese clássica segundo a qual o Brasil teria vivido uma “inaceitável estabilidade” da desigualdade. Em 14 ensaios, que abordam educação e renda, políticas públicas (inclusive as de planejamento urbano), demografia, mercado de trabalho e participação política, o livro demonstra que, na verdade, as desigualdades entre os brasileiros foram expressivamente reduzidas nas últimas décadas, embora o país continue entre os mais desiguais do planeta. Os textos ainda deixam claro que o processo esteve estreitamente vinculado a decisões políticas, das quais, portanto, depende sua continuidade.

Destaque para o capítulo escrito pelo professor Eduardo Marques, também da USP/CEM, que versa sobre as políticas urbanas e desigualdades. Ouça a entrevista abaixo do pesquisador para a USPFM e perceba como é importante para o Arquiteto-Urbanista uma percepção holística sobre sociedade e espaço urbano:

Acesse o link:  http://soundcloud.com/cienciausp/sets/a-metropole-de-sao-paulo-ciencia-usp-1

Fonte: http://urb.blog.br/dica-de-livro-1-brasil-territorio-das-desigualdades/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan