Sobre as calçadas na Alemanha

Não é novidade que as calçadas em São Paulo e no Brasil em geral são desconfortáveis e cheias de problemas. Ser pedestre em São Paulo é um pequeno desafio. E isso se percebe com ainda mais clareza depois de se acostumar por um tempo com calçadas bem projetadas e executadas. A Alemanha tem bastantes dessas.

A primeira coisa que você talvez perceba passeando por uma cidade alemã é a grande quantidade de calçadões e áreas só para pedestres (e bicicletas), especialmente nos centros históricos. Aliás, uma pequena observação antes de continuar: toda área exclusiva para pedestre é livre para bicicletas também, então sempre que eu disser pedestres pense pessoas e ciclistas.

É super comum que tenha um calçadão principal, bem grande, bem comprido, que também é a rua comercial mais importante da cidade. Em Dresden, é a Prager Straße, essa daqui:

IMG_6473

Dá para ir quase só em áreas exclusivas para pedestres da estação central até o norte da cidade, a Neustadt. Você vai pela Prager Straße, segue pelas ruazinhas que levam à igreja principal, a Frauenkirche, continua por um calçadão-terraço ao longo do rio, cruza uma ponte que pode ser que em breve seja exclusiva para pedestres também, e continua pela Haupstraße, uma simpática rua comercial super arborizada.

Área só para pedestres no entorno da Frauenkirche

Hauptstraße em Dresden

Hauptstraße em Dresden

E Dresden não é exceção. Calçadões em ruas comerciais nos centros históricos de várias outras cidades podem ser vistos nas fotos abaixo:

Schildergasse em Colônia

Frankfurt

Mas não são só os calçadões que fazem das ruas alemãs especialmente confortáveis para pedestres (até porque calçadões no centro histórico também não são raros no Brasil). O desenho das calçadas é muito cuidadoso, e sua execução muito precisa.

As calçadas são frequentemente arborizadas por aqui. Uma maneira de fazer isso, quando a calçada não é suficientemente larga, é pegar o espaço de uma vaga de carro (a cada x metros) para plantar uma árvore. Como nos exemplos das fotos abaixo:

IMG_6596

IMG_6609

IMG_6701

No geral as ruas não são desenhadas tendo o carro como prioridade, mas sim o pedestre. Um outro exemplo disso são as esquinas. Quando é permitido estacionar na rua, com freqüência a esquina é alargada, tomando o espaço das vagas, para permitir maior visibilidade tanto para o pedestre quanto para o carro que vai fazer a conversão, e proporcionando ainda um espaço extra para o pedestre esperar antes de atravessar, sem ficar no caminho de quem está passando.

IMG_6606

IMG_6607

IMG_6604

IMG_6757

Também não é raro que, em algumas ruas com pouco tráfego de automóveis, não haja desnível entre a rua e a calçada, de maneira que a rua é, de certa forma, uma extensão da calçada. É o carro que tem que dar a prioridade para os pedestres e ciclistas, claro.

IMG_6433IMG_6435

E quando eu falo da execução e do acabamento: são alguns detalhes aqui e ali na construção da rua e calçada que deixa tudo mais simpático e arrumado. Por exemplo, quando é possível estacionar em um dos lados da rua, freqüentemente a área para vagas tem um piso diferente, por exemplo um paralelepípedo, pra separar visualmente essa área do leito carroçável. Nos grandes calçadões, desenhos de piso com diferentes materiais criam essa organização e delimitação do espaço sem a necessidade de bloqueios físicos e visualmente indesejáveis. Quando o bloqueio físico é necessário – por exemplo para impedir que carros entrem em calçadões – ele é feito com elementos singelos e discretos, que não atrapalham o fluxo de pedestres, ou ainda com elementos que possam ter outros usos, como banco por exemplo.

IMG_6581

Desenhos de piso marcando diferentes espaços

Desenho de piso

IMG_6441

IMG_6591

E às vezes são pequenos detalhes que mostram o cuidado com que esses espaços são pensados. Por exemplo nesse calçadão, como o material do piso muda em volta do mobiliário urbano, fazendo com que cada lata de lixo ou poste de luz se encaixe perfeitamente no espaço que ocupa. Mobiliário urbano é outra coisa a se elogiar também: bancos em calçadas e calçadões não são raros, e freqüentemente bem projetados. Até a maneira como a água pluvial é recolhida ao longo das ruas é feita cuidadosamente: grelhas discretas e bocas-de-lobo bem escondidas fazem o trabalho sem prejudicar visualmente o espaço.

IMG_6462IMG_6464

Drenagem de água pluvial

Drenagem de água pluvial

Mobiliário urbano em uma praça

Um detalhe a que raramente se dá atenção, mas que faz diferença na qualidade do acabamento do piso é o encontro do piso com o edifício. Alguns bons exemplos:

IMG_6485IMG_6548

Além disso, não é raro que as calçadas e calçadões se misturem com áreas privadas dentro de lotes de edifícios diversos. Às vezes o uso público desse espaço privado é desejado e encorajado – quando por exemplo uma passagem é criada ligando duas ruas por dentro de um lote privado – às vezes indesejado e desencorajado. A grande diferença é que a separação no último caso não é feita com portões e muros hostis que tiram a permeabilidade visual dos espaços públicos mas com pequenos elementos que já avisam ao passante que aquele espaço é menos aberto – embora não completamente fechado – que o espaço público. Vegetação, desnível ou uma entrada estreita são alguns desses elementos.

Passagem aberta por dentro de lotes privados conectando duas ruas. Com restaurantes e lojinhas.

Essa área é aberta mas é claramente marcada como privativa pela diferença de piso que desencoraja o transeunte a entrar.

E como já descrevi nos posts sobre bicicletas, as ruas alemãs são desenhadas para caber todo mundo – o pedestre, a bicicleta, a cadeira de rodas, o transporte público, a árvore e, quando sobra um espacinho, o carro também. Eu nunca tentei cruzar a cidade numa cadeira de rodas, mas suspeito que não seja muito difícil – não é totalmente incomum ver pessoas em cadeiras de roda sem acompanhantes por aí, e quem como eu anda quase sempre de bicicleta também logo percebe como são incomuns calçadas sem rebaixamento na esquina. Eu posso contar nos dedos as de Dresden, são tão raras que sei exatamente onde estão.

Área rebaixada para cadeira de rodas.

E, talvez a coisa mais importante para o conforto visual dos cidadãos e, inclusive, sua segurança: você nunca vai ver numa cidade alemã fiação aérea. Tipo nunca. Nunca vi. Só em área rural e mesmo assim bem de vez em quando. Toda a fiação é enterrada, e que diferença gigante isso faz para a cidade. Ainda que isso não significasse uma melhoria na segurança – mas significa – só pela questão estética já faz todo o sentido ter a fiação enterrada. Estética urbana não é uma questão pequena e insignificante, ela influencia demais a qualidade de vida das pessoas. Há estudos que mostram, por exemplo, que um espaço arborizado facilita a recuperação de pacientes em hospitais, melhora a socialização entre vizinhos em um bairro, e até é responsável pela diminuição da criminalidade local. A fiação aérea prejudica demais a estética da cidade e certamente também contribui para aumentar o stress e a insatisfação das pessoas que nela moram.

Algumas fotos para terminar:

IMG_6443

IMG_6460

IMG_6594

IMG_6764

IMG_6699

IMG_6621

Texto e fotos: Laís Flores

________________________

Laís Flores é arquiteta e urbanista e escreve sobre a experiência de viver na Alemanha no blog Manha de Alemanha. O texto sobre as calçadas foi publicado em 29/08/2015.

https://manhadealemanha.wordpress.com/

https://manhadealemanha.wordpress.com/2015/08/29/calcadas/

Fonte: https://blogdapaisagem.wordpress.com/2015/08/30/sobre-as-calcadas-na-alemanha/

1 comentários:

Ítallo Campos on 8 de setembro de 2015 às 09:16 disse...

Poxa, incrível essa matéria! =D
Outro dia eu estava pensando sobre como a parte das ruas destinada ao estacionamento devia ser permeável, pra, entre outras questões, aliviar o sistema de escoamento pluvial. Mas essa sacada de tirar algumas vagas pra plantar árvores foi a que achei mais incrível! Como não pensei nisso antes?

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan