Energias limpas em debate

Iniciativas do poder público podem impulsionar a exploração de fontes renováveis de energia no Brasil

energia-eolica-renovavel
Geradores eólicos de energia (SUWIT NGAOKAEW/ Shutterstock.com)
O melhor aproveitamento de fontes renováveis de energia passa pela atuação do poder público. No Congresso Nacional, tramitam diferentes iniciativas que visam a incentivar o uso dessas alternativas, como é o caso do Projeto de Lei do Senado (PLS) 371/2015, que prevê a aplicação do FGTS na aquisição e na instalação de equipamentos de microgeração.
A proposta foi aprovada, em fevereiro de 2016, pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) e agora aguarda análise da Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Se entrar em vigor, o documento liberará aos trabalhadores a possibilidade de investir o valor acumulado no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço em soluções de geração de energia hidráulica, solar, eólica ou de biomassa. Os equipamentos deverão, obrigatoriamente, ser instalados em moradia própria, e a economia de energia renderá ganhos maiores do que o rendimento da tradicional aplicação do FGTS.
“Tornar a microgeração economicamente viável é medida extremamente impactante e capaz de aquecer o mercado. Seriam positivamente atingidos dos projetistas e instaladores aos fornecedores de equipamentos e empresas de manutenção e operação”, analisa o engenheiro Jose Aquiles Baesso Grimoni, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP).

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan