Museu do Amanhã ganha prêmio internacional de melhor do ano na América Latina

Espaço competiu com o Museo Internacional del Barroco no México e o Space Caribbean na Jamaica

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
No último fim de semana, o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, ganhou o prêmio internacional Leading Culture Destinations, na categoria de melhor museu do ano na América Latina. O projeto também ficou entre os finalistas na categoria de melhor arquitetura, em que competia com o Tate Modern Switch House, de Londres, na Inglaterra, e com o The Broad, de Los Angeles, nos Estados Unidos. Era o único participante da América do Sul.
“É importante saber que temos um reconhecimento desta natureza, mais ainda porque é pelo conjunto da obra, não por apenas um fator”, declarou o diretor-geral do museu, Ricardo Piquet. “Acho que contribuíram para este reconhecimento o conteúdo, a arquitetura e também a revitalização de toda a orla do Centro do Rio, incluindo a Praça Mauá”, completou.
Inaugurado em dezembro de 2015, o museu chama a atenção por sua arquitetura, de autoria de Santiago Calatrava. O espaço abriga exposições científicas sobre possibilidades para o futuro, com diretrizes sustentáveis. São proporcionadas experiências imersivas, ambientes audiovisuais e instalações interativa.

O projeto do museu é caracterizado pela sua cobertura branca de 48 peças de aço, que se assemelham a asas e se movimentam ao longo do dia, conforme a posição do sol. Com 3.810 toneladas, o telhado possui 338,34 metros de comprimento e 20,85 metros de altura. Quanto à geração de energia, foram instalados 5.492 painéis de células fotovoltaicas, divididos em 24 módulos e capazes de produzir 247,9 MW por ano.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan