Pesquisadores do MIT desenvolvem sistema que indica a estabilidade de um edifício, por meio de vibrações do ambiente

A ideia é utilizá-lo após eventos como terremotos

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
Divulgação: MIT

Pesquisadores do Massachusets Institute of Technology (MIT) desenvolveram um modelo computacional que sente as vibrações do ambiente, indicando assim, a estabilidade de um edifício. O sistema publicado na revista científica Mechanical Systems and Signal Processing pode ser utilizado para monitorar uma construção e descobrir sinais de danos.
"A implicação mais ampla é, que após um evento como um terremoto, veríamos imediatamente as mudanças dessas características e onde houve danos no sistema", explica o professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental do MIT, Oral Buyukozturk.
O modelo desenvolvido foi testado no próprio Edifício Verde do MIT, que tem 21 andares e foi executado completamente com concreto armado. "O desafio é extrair os sinais vitais dos dados dos sensores e ligá-los às características estruturais do edifício, o que tem sido um desafio à comunidade da engenharia", reforça Buyukozturk.

Para isso, foi construída uma simulação computacional do Edifício Verde, na forma de um modelo de elementos finitos, ou seja, uma simulação numérica que representa uma grande estrutura física e toda a física subjacente a ela, como uma coleção de subdivisões menores e mais simples.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan