Projeto acessível e compacto ganha concurso de conjunto habitacional

O trabalho de Leandro Sasse busca otimizar os espaços e possui unidades adaptadas a portadores de necessidades especiais

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
Na segunda-feira (10) foram divulgados pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB) os vencedores do concurso nacional de projetos de arquitetura e complementares de unidades habitacionais coletivas na Quadra 700 de Sol Nascente, na Região Administrativa de Ceilândia, em Brasília (DF).
Leandro Sasse, de Blumenau (SC), ficou em primeiro lugar na competição. O projeto elaborado por ele, possui três volumes soltos e um único eixo de circulação vertical, localizado no centro da edificação. Estas características servem para otimizar os acessos e garantir mais espaço para a instalação de um elevador. Os volumes retangulares e
estreitos dinamizam a circulação horizontal, bem como melhoram a iluminação e ventilação natural do conjunto.
Os módulos são compactos e propiciam a densidade demográfica do local, além de reduzir os gastos de implementação do projeto. São 22 unidades habitacionais, todas com acessibilidade.
Dentro das unidades, os locais de longa permanência estão voltados para o exterior da edificação, o que garante maior incidência de luz natural e privacidade. Os ambientes de serviço, por sua vez, ficam no interior do edifício, juntamente com as instalações hidráulicas.
As medidas tomadas para garantir a sustentabilidade da construção estão resumidas na utilização de sistemas modulares e pré-fabricados, visando diminuir a quantidade de resíduos gerados na obra, concentração das áreas molhadas e instalações em uma única parede hidráulica.

Também haverá cisternas para armazenar a água da chuva, central de coleta seletiva e um bicicletário. Uma área verde combinada a um paisagismo proposto faz parte do projeto, com a finalidade de criar um microclima local, com espaços de integração sombreado, reduzindo as temperaturas.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan