Poesias preenchem vazios em Portugal

preencher-vazios
Crédito: Divulgação/Preencher Vazios
Redação AECweb
Preencher Vazios” é um projeto de intervenção que vai além de ocupar espaços cinzentos de fachadas onde não há azulejos. As instalações, que incorporam citações de escritores comoFernando Pessoa e Mia Couto, também provocam reflexões aos transeuntes.
O projeto foi criado por Joana Abreu que, após fotografar falhas em revestimentos de casas e edifícios na cidade de Porto, em Portugal, decidiu preencher os vazios com peças improvisadas — feitas em madeira com desenhos impressos em papéis com acabamento.
azulejo-improvisado
Crédito: Divulgação/Preencher Vazios
As intervenções, também presentes nas cidades de Braga e Lisboa, jogam luz para um tema em voga no país: a conservação dos revestimentos azulejares. Isso porque o material é de alta relevância para a arquitetura portuguesa, sendo considerado patrimônio do país e reconhecido como uma arte secular mundo afora.
Apesar do valor, os azulejos são alvos de furtos, demolições e má conservação das fachadas portuguesas. “É o nosso património. É a nossa cultura. Os azulejos fazem parte da cidade. Da sua essência. Não os roubem, é um apelo”, defendia uma das publicações da página do “Preencher Vazios”.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan