O desafio dos projetos de casas pequenas

Casa Solar da Serra, por 3.4 Arquitetura – Foto: Joana França
Redação Galeria da Arquitetura
Projetos de casas pequenas demandam certo cuidado adicional dos arquitetos. Afinal, inserir um programa com conforto e funcionalidade em uma metragem reduzida exige muita criatividade. Garantir a sensação de amplitude e aproveitar cada centímetro do imóvel são alguns dos obstáculos a serem vencidos.
Para entender quais são os principais cuidados que esse tipo de projeto demanda, conversamos com os arquitetos Fabrizio Lenci, do vapor 324, Diogo Santos, do 3.4 Arquitetura, e Diego Morera, do MAPA (MAAM+Studio Paralelo). Confira as dicas:
Entenda a necessidade de cada cliente
Para Lenci, o primeiro passo é definir quais ambientes são imprescindíveis e quais podem ser descartados do projeto arquitetônico. “Em um apartamento de 60 m², não há necessidade de dois banheiros”, afirma. No entanto, a proporção e o tamanho de cada área dependem das preferências dos moradores. Com isso em mente, é importante priorizar locais onde eles passam a maior parte do tempo.
Morera concorda: “conhecer as necessidades do cliente é fundamental, pois em um espaço reduzido, somente a personalização proporciona sentimento de domínio e vínculo com o projeto. Trata-se de otimizar ao máximo, descobrir o essencial e priorizá-lo”. Foi o que aconteceu na casa MINIMOD, de apenas 27 m². “Ao distribuir os espaços, privilegiamos as áreas de convívio, que são as mais utilizadas, compactando as de serviço.”
                                                          Casa MINIMOD, por MAPA (MAAM+Studio Paralelo) – Foto: Leonardo Finotti

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan