Telhas zipadas são produzidas sob medida para coberturas de grande porte

Fixação do sistema acontece por meio de encaixes, o que elimina a necessidade de perfurações para passagem de parafusos

Redação AECweb / e-Construmarket
Telha Zipada-Abcem-01
Inicialmente usada em obras industriais, telhas zipadas começam a ser usadas em outras tipologias de projeto
(Crédito: Divulgação/Abcem)
Indicadas para obras que necessitam de elevados níveis de estanqueidade, as telhas zipadas são produzidas de forma contínua e sem nenhum tipo de emenda. O material, normalmente, é fabricado no próprio canteiro e sua fixação acontece por meio de encaixes, o que elimina a necessidade de perfurações para passagem de parafusos. “É comum que sejam projetadas já nos comprimentos das águas, evitando as sobreposições”, complementa o engenheiro Fulvio Zajakoff, vice-presidente de coberturas metálicas da Associação Brasileira da Construção Metálica (Abcem).
Há alguns anos, a solução era quase que exclusivamente usada em obras industriais. “Atualmente, o sistema de telhas zipadas já é aproveitado em obras de varejo, centros de distribuição, aeroportos, arenas esportivas, entre outras”, elenca o profissional. O material também está bastante presente em edificações que apresentam linhas arquitetônicas ousadas ou curvilíneas, pois sua flexibilidade facilita desde a concepção até a execução final do projeto. O sistema também pode ser especificado para ambientes com microclimas agressivos, como os encontrados próximos do mar, rodovias ou aeroportos.
As telhas zipadas têm como matéria-prima diferentes tipos de metais, sendo que os mais aproveitados são o aço galvanizado, galvalume ou alumínio - todos previamente pintados ou naturais. “Também é possível fabricá-las em cobre, zinco e aço inox”, afirma o engenheiro. A cobertura aceita receber elementos de isolamento térmico e acústico, como lã de PETpoliuretano (PUR) ou poliestireno expandido (EPS). Essas soluções precisam ser especificadas pelo projetista, já que o desempenho sonoro e térmico varia em função do tipo de material, espessura e densidade. “O especialista é o responsável por customizar a telha conforme as necessidades e especificidades técnicas de cada cenário”, diz.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan