Código de ética para arquitetos entra em vigor na próxima semana



Válido para todo o território nacional, o Código de Ética e Disciplina para arquitetos e urbanistas será publicado no Diário Oficial da União na próxima semana e deve entrar em vigor após aprovação final do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

Previsto na Lei 12.378/2010, a mesma que criou o CAU/BR, o código define e alinha compromissos históricos da profissão com propósitos humanistas, de preservação socioambiental e identidade cultural. “É o primeiro Código de Ética e Disciplina específico para os arquitetos e urbanistas editado no Brasil. Tenho certeza de que contribuirá decisivamente para restaurar a imagem da profissão e qualificar o ensino e a prática de Arquitetura e Urbanismo”, afirma o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro.

Dividido em seis partes, o texto contém tanto princípios e normas de aplicação genérica, teórica e abstrata, como também regras de aplicação específica, além de recomendações que servem para orientar os profissionais em relação a situações cotidianas. Para o arquiteto Napoleão Ferreira, coordenador da Comissão de Ética do CAU/BR, “o ambiente social e político que vivemos no país cria uma oportunidade para que o Código se consolide como uma crença coletiva, com a sociedade cobrando a retificação de valores e um comportamento condizente dos arquitetos”.

Na quinta-feira, dia 5 de setembro, o código será homologado na 22ª Reunião Plenária do CAU/BR, que acontece na Confederação Nacional Dos Trabalhadores Do Comércio. A partir das 9h, a sessão será transmitida ao vivo pelo site do CAU/BR.

Fonte:http://www.arcoweb.com.br/noticias/codigo-de-etica-para-arquitetos-deve-entrar-em-vigor-na-proxima-semana.html

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan