Congresso Internacional de Arquitetura Paisagística em Curitiba terá mediadora gaúcha

Panorama_Skhumbuto_NBGM_OCA

Projeto do conferencista Graham Young, executado na África do Sul

Construções que utilizam teto e paredes verdes para auxiliar no controle da temperatura interna e jardins projetados para ajudar a absorver a água da chuva são algumas das soluções que arquitetos e paisagistas no mundo todo vêm propondo como forma de aumentar a integração entre a natureza e o ambiente urbano e colaborar para a preservação de diversos ecossistemas. A arquitetura paisagística contemporânea é o tema do 3º Congresso Internacional de Arquitetura Paisagística da ABAP, que será realizado nesta quinta e sexta-feira (5 e 6 de setembro), em Curitiba. O evento ocorre no centro de convenções e eventos Expo Unimed Curitiba – ASA 3, Universidade Positivo (rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido).

Entre os mediadores, está a arquiteta e urbanista gaúcha Maria Regina de Mattos. Professora do Departamento de Projetos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS, ela vai coordenar mesa redonda sobre o impacto na paisagem por intervenções paisagísticas. “Toda a intervenção decorrente da implantação de novos Projetos Paisagísticos deve ter como objetivo maior a perfeita integração visual da ação transformadora de forma a não provocar conflito com a paisagem pré-existente”, explica. O objeto de estudo é o Projeto Paisagístico da Fábrica Ortobrás, na periferia da cidade de Barão (RS), tendo como meta principal o equilíbrio entre paisagem, atividades e funções do empreendimento. A programação está agendada para esta quinta-feira (5 de setembro), das 16h às 17h, na sala 3.

Voltado a profissionais e estudantes de arquitetura e áreas afins, o congresso vai reunir profissionais que atuam no Brasil, México, Uruguai, Estados Unidos, Colômbia, Argentina e Angola para discutir as mais recentes tendências na arquitetura paisagística contemporânea em todo o mundo por meio de palestras e mesas redondas. “Ao longo do século XX houve uma mudança na visão do paisagismo, de uma atividade que tentava conciliar o natural e o artificial, para uma abordagem mais ampla, intimamente relacionada ao urbanismo, à infraestrutura, ao planejamento estratégico, à arquitetura e a inovação”, afirma o arquiteto de origem canadense Graham Young, um dos palestrantes do evento. Ele é professor da Universidade de Pretória, na África do Sul. “A atuação do arquiteto paisagista integra-se cada vez mais ao urbanismo; ela vai além da concepção de parques e jardins para abordar questões sociais, culturais, econômicas e ecológicas cada vez mais urgentes”, avalia.

Em paralelo, haverá discussões sobre aspectos diversos da formação e do exercício profissional do arquiteto paisagista e da relação entre o paisagismo e a natureza, as cidades e a herança histórica e cultural.

SERVIÇO
3º Congresso Internacional de Arquitetura Paisagística da ABAP – Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas: “Arquitetura Paisagística Contemporânea”
Data: 5 e 6 de setembro de 2013, das 8h às 18h30min
Local: Expo Unimed Curitiba – ASA 3 / Universidade Positivo
Endereço: rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido. Curitiba-PR
Informações: (41) 3079 5909 / 8418 9957 e www.abap.org.br/congresso2013

Fonte: http://www.caubr.org.br/?p=14529

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan